• 20.06
  • 2012
  • 14:10
  • -

Em congresso da Abraji, João Paulo Charleaux fala sobre cobertura em áreas de conflito armado

 

Publicado em 19 de junho de 2012, no Comunique-se.

 

Jacqueline Patrocinio

Para fazer um panorama dos direitos humanos no cenário atual, o coordenador de comunicação da Conectas Direitos Humanos, João Paulo Charleaux, estará presente no 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). 

A Conectas trabalha com efetivação e manutenção dos direitos humanos e do estado democrático e tem caráter consultivo na ONU. Na mesa “Medidas de proteção para jornalistas em coberturas de conflito armado”, Charleaux pretende provocar o debate em torno da questão, trocar experiências e ideias de reduzir os riscos. Ele antecipa um dos assuntos que vai tratar: a diferença entre diretos humanos e humanitários. “Em conflitos armados, matar o inimigo é legalmente aceitável, de acordo com o Direito Humanitário”, explica.

Charleaux  trabalhou na Comissão Internacional da Cruz Vermelha por sete anos, atuou para a difusão de normas humanitárias no Haiti, foi repórter do Estado de S.Paulo e é coordenador pedagógico do Projeto Repórter do Futuro. Afirmando não se tratar de um caso isolado, recorda a situação do jornalista Andrei Netto, capturado e preso na Líbia por oito dias. 

Em conflitos armados a possibilidade de circulação do repórter é restringido. Qualquer informação sobre a guerra tem utilidade militar e pode deixar o inimigo a par da situação da tropa, conscientemente ou não.

Para falar sobre o correspondente de guerra, Charleaux faz um histórico e lembra que na Conferência de Genebra, quando o repórter se unia às forças armadas de seu país e era tratado como parte do exército.

Promovido pela Abraji, o congresso acontecerá entre de 12  a 14 de julho, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

 

Última atualização em 19 Junho 2012

 

Assinatura Abraji