• 12.04
  • 2005
  • 15:48
  • MarceloSoares

Editor é baleado em Santa Catarina após denunciar corrupção

No dia 23 de março o jornalista Maurício Melato Barth, dono do jornal Infobairros, foi atingido por dois tiros em frente a sua casa no bairro Meia Praia, em Itapema (litoral de SC). As armas foram disparadas por dois homens não identificados, que fugiram a pé após atirarem nas pernas de Barth. Segundo o policial civil envolvido na investigação, Ecil Egger, os dois não esconderam seus rostos e se aproximaram de Barth na entrada de sua casa.

Segundo Barth, o ataque é conseqüência de uma série de reportagens de seu jornal quinzenal. Os textos denunciavam corrupção na administração municipal. Desde a publicação, ele vinha recebendo telefones anônimos. O jornalista está internado em um hospital de Curitiba, onde sofreu cirurgia para tratar os ferimentos.

A Policia Civil de Itapema confirma ao menos um boletim de ocorrência feito pelo jornalista este ano, denunciando ter recebido ameaças. Os investigadores trabalham com a possibilidade de que ele tenha sido atacado a mando de políticos descontentes com as reportagens. A polícia deve divulgar os retratos falados dos dois envolvidos depois que Barth deixar o hospital.

O caso gerou manifestação tanto do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina quanto da Federação Nacional dos Jornalistas, que condenaram o ataque à vida do jornalista e à liberdade de imprensa.

Ações recomendadas:

Escrever para a Fenaj e ao Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina exigindo acompanhamento das investigações sobre o caso:

Fax: (61) 244.0658
E-mail: [email protected]

Fax: (48) 228.5908
E-mail: [email protected]

Entrar em contato com o Ministério Público de Santa Catarina solicitando investigação e punição dos responsáveis pelo ataque:

Procurador de Justiça Pedro Sérgio Steil
[email protected]

Escrever para a Polícia Civil de Itapema e acompanhar a evolução na investigação da agressão:

Fone/Fax: 47 368-5418



A Abraji, em parceria com o Instituto Prensa y Sociedad, mantém um projeto que divulga alertas sobre atentados a liberdade de imprensa no Brasil. Os textos produzidos são divulgados para o mundo inteiro através da rede IFEX – International Freedom of Expression Exchange.

Caso você saiba de alguma agressão à liberdade de imprensa, envie um email para [email protected]. Todos os alertas são checados antes da publicação.
Assinatura Abraji