• 07.11
  • 2006
  • 07:29
  • Belisa Figueiró

Editor do jornal Correio do Estado é condenado no Mato Grosso do Sul

O editor de Geral do jornal Correio do Estado, Fausto Brites, foi condenado a dez meses de detenção e ao pagamento de multa de cinco salários mínimos — R$ 1.750,00 —, pela juíza Cíntia Xavier Letteriello, da 4ª Vara Criminal, no dia 31 de outubro. Ela atendeu ao pedido de queixa-crime do ex-prefeito da cidade e governador eleito, André Puccinelli (PMDB). Puccinelli processou o jornalista depois de uma reportagem publicada no dia 11 de março de 2005, que relacionou os endereços do local onde a Polícia Federal cumpriu mandado atrás de acusados de lavagem de dinheiro, em 2005, e a sede do consórcio envolvido no esquema do lixo em Campo Grande, ocorrido em 1999.

A primeira reportagem sobre o chamado Lixogate foi publicada em 1999, assinada pelo editor e por outros jornalistas. Na época, a matéria denunciou o esquema arquitetado pelo italiano Moreno Gori na exploração do lixo na cidade e mostrou que o prefeito Puccinelli estava envolvido no caso. O levantamento foi feito pelo vereador Athayde Nery e as denúncias evitaram que a prefeitura sofresse um golpe de R$ 7 milhões anuais.

O jornal ainda não foi notificado oficialmente, mas como já tomou ciência da sentença pelo site do Tribunal de Justiça, já entrou com um recurso contra a decisão.

Ações recomendadas:
Solicitar que a juíza Cíntia Xavier Letteriello revise sua decisão, visto que a medida infringe o direito a liberdade de imprensa.

Dirigir-se a:
Endereço: Av. Mato Grosso - Bloco 13 – Campo Grande/MS
Fone: (67) 3314-1300

Assinatura Abraji