• 10.06
  • 2009
  • 18:29
  • Mariana Baccarin

Editor de jornal O Diário, de Mogi das Cruzes (interior de São Paulo), é ameaçado de morte por telefone


Laércio Ribeiro, editor do caderno policial do jornal O Diário, de Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo, afirma ter recebido ameaças de morte por telefone e diz ter sido seguido por um carro na última quinta-feira, 4 de junho, quando deixava o jornal.
 
“Recebi duas ligações na redação do jornal em que uma voz dizia que eu e minha esposa iríamos morrer”, disse Ribeiro em entrevista à Abraji.
 
No dia seguinte, sexta-feira, 5 de junho, o jornalista recebeu a mesma ameaça, desta vez no telefone celular. Um número ficou gravado e o jornalista registrou boletim de ocorrência no 2º Distrito Policial de Braz Cubas, Mogi das Cruzes.
 
Em entrevista à Abraji, o jornalista declarou “acredito que a origem das ameaças está na máfia da CNH ou na máfia dos caça níqueis, escândalos publicados pelo jornal. O delegado Carlos José Ramos da Silva, hoje suspenso, foi denunciado inúmeras vezes pelo Ministério Público, ele está envolvido em tudo. Já foi preso, hoje está em liberdade provisória. Ele prometeu quando saiu da cadeia que iria ‘se acertar’ com todo mundo”.
 
De acordo com Edson Gianuzzi, delegado responsável pelo caso, o boletim de ocorrência em caso de ameaça não é suficiente para dar início a uma investigação. “Ameaça é classificada como ação pública condicionada à representação, só podemos dar prosseguimento à investigação com uma representação oficial do ofendido”.  Segundo o delegado, Ribeiro está providenciando a representação oficial que permite o início das investigações sobre as ameaças.

Assinatura Abraji