Editor de gráficos do Vox.com conta os porquês do sucesso do veículo no Congresso da Abraji
  • 21.06
  • 2017
  • 14:13
  • Mariana Gonçalves

Formação

Editor de gráficos do Vox.com conta os porquês do sucesso do veículo no Congresso da Abraji

O editor de gráficos do Vox.com, Javier Zarracina, vem ao 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo apresentar o modelo de negócios do Vox, baseado no “jornalismo de contexto” – cuja missão é explicar as notícias em vez de apenas apresentar os fatos –, e sua relação com a produção de histórias a partir de gráficos e outros recursos de visualização de dados. “Achávamos que, para explicar as notícias, era importante que também tivéssemos explicações visuais”, diz o editor. 

 Atualmente, a equipe de gráficos no Vox trabalha de maneira dispersa em diferentes núcleos da redação, conta Zarracina. “Temos designers fazendo gráficos no núcleo de social media, repórteres atuando na editoria de política… Na verdade, nós não pensamos que é ‘o pessoal de gráficos’ trabalhando em cada equipe, mas que são os autores contando suas histórias com gráficos em vez de fazê-lo com as palavras”, afirma.  

Para o editor, é muito importante, principalmente para o público, que o uso de gráficos e outras ferramentas visuais seja incentivado no Vox. “Muitos leitores nos acessam a partir das redes sociais, com pouquíssimo tempo para ficar por dentro de um assunto”, diz. “E, às vezes, você pode mostrar num gráfico algo que demandaria 500 ou 600 palavras para ser dito. Ele é muito mais fácil de se entender, e, se a pessoa vir algo interessante ali, será mais fácil chamá-la para ler a história.”

Zarracina conta que, no início de sua trajetória no Vox, a equipe se dedicava bastante a gráficos interativos, mas percebeu que a audiência das redes sociais prefere uma narração linear. “Então ainda criamos algo interativo, mas, pensando em nossa missão de explicar as notícias, começamos também a explicar os dados, e não mais a explorá-los. Estamos conseguindo bons resultados com isso.” 

O painel “Vox.com: sucesso de público, crítica e caixa usando visualização de dados” acontece na sexta-feira, 30 de junho, das 9h às 10h30. A mediação fica por conta do cientista de dados do Nexo Jornal, Daniel Mariani. 

Além do painel, Javier ministrará o curso “Vídeos explicativos para a web”, no qual serão ensinadas algumas das técnicas utilizadas nos vídeos explicativos do Vox, que rendem público e prêmios ao site. “Desde o início da companhia, queríamos fazer vídeos que contassem histórias. E, se você quer explicar algo que não pode ser visto, você faz com que as pessoas o vejam com o uso de um gráfico”, diz o editor. O curso acontece na sexta-feira, 29 de julho, das 14h às 17h30, e as vagas já estão esgotadas. 

“Eu não diria que todo jornalista precisa saber como criar gráficos, mas ele deve sempre lembrar que o público é muito sofisticado visualmente”, pontua Javier. “Nós consumimos informações em vídeos, gráficos, charges. Então, toda pessoa que se envolver com o jornalismo hoje em dia deve saber trabalhar com o pessoal de gráficos, ou pensar em gráficos por conta própria. Pensar além das palavras. Porque elas podem, sim, contar uma história, mas não são as únicas que podem fazê-lo.”

O 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece de 29 de junho a 1º de julho na Universidade Anhembi Morumbi, unidade Vila Olímpia, em São Paulo. Com mais de 60 painéis e oficinas, o evento dura das 9h às 17h30 nos três dias. As inscrições estão abertas até 26 de junho e podem ser feitas em congresso.abraji.org.br.

Serviço

12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo, SP

29 e 30 de junho e 1º de julho de 2017

Inscrições até 26 de junho em congresso.abraji.org.br

Assinatura Abraji