Dorrit Harazim será a homenageada do 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
  • 08.07
  • 2010
  • 14:47
  • Abraji

Formação

Dorrit Harazim será a homenageada do 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Pioneira da revista Veja e co-fundadora da revista Piauí, Dorrit Harazim será a jornalista homenageada durante a cerimônia de abertura do 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo. Em 29 de julho, Dorrit compartilhará sua experiência em coberturas internacionais de peso, como o golpe militar no Chile, em 1973, ou o 11 de setembro 28 anos depois, em Nova York.

Fã de esportes como natação, atletismo e basquete, Dorrit cobriu para a revista Veja a Olimpíada de Moscou, em 1980. Foi a primeira chance de entrar na União Soviética e fazer uma cobertura política do evento. Tomou gosto pela coisa e repetiu a dose em 1984, em Los Angeles, e nas seis edições subsequentes dos Jogos Olímpicos. Foi nessas ocasiões que viu o computador ganhar força como ferramenta profissional, e nivelar as condições básicas de trabalho. Vindos de mundos até então separados pela tecnologia, 20 mil credenciados passaram a ter acesso a um mesmo banco de dados. Os participantes poderão acompanhar o resultado dessa evolução, que aponta para uma revisão do que é talento. 

Dorrit, que já trabalhara com documentação quando vivia em Paris, nos anos 60, não acredita na existência de um banco de dados ideal e universal- no entender da jornalista, todo repórter acaba desenvolvendo metodologia própria compatível com suas necessidades. Durante a cerimônia, ela vai comentar algumas de suas reportagens com foco na forma como foram concebidas e executadas. Nem sempre o papel do banco de dados foi crucial - no relato da semana que passou dentro do maior presídio feminino do país, em 1993, ele foi nulo; na cobertura dos Jogos de Pequim, em 2008, foi imprescindível. A jornalista também falar e; sobre a diferença entre fazer perfis de anônimos e celebridades, com a experiência de quem já perfilou tanto o astro do basquete Michael Jordan e os quatro Rolling Stones, como um piauiense calouro que pisava pela primeira vez no seu gabinete de deputado em Brasilia.

Nas edições anteriores do congresso, a Abraji homenageou os jornalistas José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Paulo Totti e Lúcio Flávio Pinto. 

A cerimônia de abertura começa às 20h de hoje, dia 29 de julho, e será aberta ao público.

O 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece de 29 a 31 de julho, no Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Cerimônia de abertura 

Quando: 29 de julho de 2010

Horário: 20h

Onde: Universidade Anhembi Morumbi, Campus Vila Olímpia - Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia - São Paulo (Auditório da unidade 7) 

Preço: Aberta ao público


Foto: Luiz Arthur Leitão Vieira/Prêmio GGM

Assinatura Abraji