Domingo de Dados mostrará como técnicas de programação podem melhorar reportagens
  • 27.07
  • 2022
  • 18:00
  • Abraji

Formação

Domingo de Dados mostrará como técnicas de programação podem melhorar reportagens

Alguns dos projetos jornalísticos mais premiados da América Latina e do mundo serão discutidos em evento extra do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O que eles têm em comum? O uso de análise de informações armazenadas em máquina e técnicas de programação para revelar e compreender situações complexas. E é justamente a esse tema que se dedicará o 4º Domingo de Dados da Abraji, com data marcada para 7.ago.2022.

Após duas edições virtuais, o Domingo de Dados retornará ao formato presencial na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo. O acesso ao encontro de jornalismo de dados e às suas 11 oficinas e sete palestras pode ser comprado neste site.

Com origem no que foi chamado de jornalismo de precisão ou reportagem com o auxílio de computador (RAC), o jornalismo de dados é um ramo de investigações jornalísticas que se baseia no método científico. Ou seja, com técnicas de investigação baseadas em evidências, o repórter comprova ou descarta uma ideia e identifica um cenário ou uma tendência de comportamento.

“Atualmente, seja com o uso de ferramentas prontas para investigação de dados, análise bruta de dados abertos, acesso de APIs, uso e criação de modelos estatísticos, scripts de programação que coletam, processam e analisam dados em toda internet, ou até inteligência artificial, o jornalismo de dados tem aplicações cada vez mais difundidas nas redações e no trabalho freelancer”, explica Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji.

Os participantes terão oportunidade de aprender o básico de linguagens de programação como R e Python, que podem ser usadas nas redações para destrinchar planilhas com milhões de células e promover automação de tarefas. Para quem já é iniciado na área, será possível pegar dicas de análise de dados e jornalismo com profissionais tarimbados do Brasil e do exterior.

Um dos furos jornalísticos mais comentados e reconhecidos por prêmios no Brasil em 2021, por exemplo, foi conquistado pela Agência Fiquem Sabendo a partir de um pedido de Lei de Acesso à Informação —os dados sobre pensões de militares que vieram a público pela primeira vez na história. O trabalho foi indicado ao maior prêmio de jornalismo de dados do mundo — Sigma Awards — e rendeu mais de 70 matérias exclusivas publicadas em veículos do Brasil e de fora.

Representando a agência no Domingo de Dados, um de seus cofundadores, o advogado especialista em direito público e processo civil Bruno Morassutti se encontrará às 14h45 com dois colegas latinos reconhecidos pelo Sigma Awards 2022. A jornalista Claudia Baez coordenou o projeto Cuestión Publica, primeiro na Colômbia a revelar o patrimônio de parlamentares. No Peru, o projeto Salud con Lupa, cofundado por Jason Martínez, se debruçou sobre a transparência do governo local sobre a pandemia de covid-19.

Também estará em debate outro tema urgente: a crise ambiental. Jornalistas da Rainforest Investigations Network, do Pulitzer Center, apresentarão às 11h45 trabalhos que aliam rigoroso trabalho de campo com técnicas inovadoras de pesquisa e análise de dados. Coordena a Rainforest Investigation Network o jornalista Gustavo Faleiros, cofundador da InfoAmazonia.

No mesmo horário, a repórter do Núcleo Jornalismo Laís Martins e a pesquisadora Lori Regattieri, da Trustworthy AI da Mozilla Foundation, vão mostrar técnicas e ferramentas para coletar as mensagens políticas neste ano eleitoral na internet e em redes sociais.

Como começar
Iniciar uma carreira no jornalismo de dados, ao primeiro olhar, pode parecer um grande desafio. Por isso, o Domingo de Dados trará profissionais que foram pioneiros em suas redações no jornalismo de dados, como o editor de gráficos do Nexo Jornal Gabriel Zanlorenssi, a jornalista investigativa Marina Gama Cubas e a editora-chefe da Central de Jornalismo de Dados do jornal O Povo, Thays Lavor. Eles iniciaram equipes de dados ou desenvolveram projetos como freelancer em veículos de imprensa.

Profissionais que deixaram as grandes redações para tentar empreender na área também estão entre os convidados para falar dos desafios de criar um produto viável e, de preferência, escalável. O diretor da Abraji Sergio Spagnuolo traz a experiência de fundar a agência Volt Data Lab e o site Nucleo Jornalismo, e Marcelo Fontoura traz os acúmulos da News Product Alliance, comunidade para apoiar empreendedores na imprensa.

As oficinas
As tradicionais oficinas do Domingo de Dados não ficaram de fora. Elas vão desde estatística para jornalistas até uma introdução a linguagens de programação.

O aprendizado de computação em R para jornalistas pode ser muito útil para a produção de reportagens. Além do foco em análise de dados, a linguagem tem milhares dos chamados pacotes: conjuntos de códigos prontos que ajudam em cálculos do dia a dia ou a puxar bases de dados inteiras, como os pedidos e respostas da LAI, dados ambientais e políticos.

Outra opção aos profissionais de imprensa, o Python é uma das linguagens de programação mais versáteis do mundo. Suas aplicações vão desde a automatização de tarefas até monitoramento de tópicos, organização de rotina e envio automático de conteúdo.

Serão também tema de uma oficina as técnicas de open-source intelligence (OSINT) — maneira de coletar e analisar dados de fontes abertas (mídia, internet, redes sociais, dados públicos, publicações profissionais e acadêmicas, grey literature, entre outras fontes) para produzir inteligência. As ferramentas podem ser muito úteis no jornalismo investigativo para encontrar insights e descobertas que criam grandes pautas.

Além disso, a equipe da Abraji apresentará as funcionalidades do Aleph — ferramenta criada pelo OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project) que agrupa mais de 500 bases de dados que podem ser cruzadas entre si. A Abraji tem alimentado a plataforma com informações brasileiras.

Outras tecnologias como inteligência artificial e machine learning também estarão em debate, com uma palestra com trabalhos renomados. Falam do assunto Daniel Mariani, jornalista do DeltaFolha, da Folha de S.Paulo, e Gabriela Bouret, responsável por análises de dados no diário argentino La Nación.

O trabalho de Gabriela com foco no trap, um dos gêneros musicais mais populares entre jovens na Argentina, foi um dos ganhadores do Sigma Awards 2022. Daniel foi finalista com um estudo aprofundado sobre as provas do Enem. 

Confira todos os painéis do Domingo de Dados.

Congresso da Abraji
O jornalismo de dados ainda aparece em mesas do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Investigações sobre crime organizado, delitos ambientais, lobbies de armas, remunerações no Judiciário e no Ministério Público, políticas públicas alimentares entre outros assuntos podem ser aprofundadas com análises de informações armazenadas em computadores.

Promovido desde 2005 pela Abraji, o Congresso está com inscrições abertas. O evento será realizado de 3 a 7.ago.2022 em formato misto —parte on-line e parte presencial, na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo. Nos dias 3 e 4.ago.2022, será realizada a parte on-line e gratuita do Congresso; e nos dias 5 e 6.ago.2022, a versão presencial e paga.

Links rápidos

Nesta página, você tem acesso à programação completa, além de mais informações sobre os convidados da 17ª edição. Clique aqui para se inscrever na versão on-line. Para adquirir os ingressos da versão presencial, basta acessar esta área da página do Congresso. As principais dúvidas relacionadas ao evento, como o funcionamento do modelo misto, foram respondidas nesta seção.

O 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAAP.
O evento é patrocinado por Google News Initiative, Meta, Luminate, Grupo Globo, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Tik Tok, Itaú, Alma Preta, ARTIGO 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, Headline, Metrópoles, O Estado de S. Paulo, Poder 360, Revista Cenarium e The Trust Project.

Apoiam institucionalmente Agência Eko, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Revistas (Aner), FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Jornalistas&Cia, Knight Center for Journalism in the Americas, Portal Imprensa, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Oboré, Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é de GloboNews, Grupo RBS, revista piauí, rádio CBN e SBT News.

Google News Initiative, Meta, Luminate, Itaú, CNN Brasil e O Estado de S. Paulo também patrocinam o 4º Domingo de Dados.

Foto de Capa: Oficina do 1º Domingo de Dados no Congresso de 2018. Autora: Alice Vergueiro/Abraji

Assinatura Abraji