Domingo de Dados é novidade do 14º Congresso da Abraji
  • 15.05
  • 2019
  • 16:25
  • Abraji

Formação

Domingo de Dados é novidade do 14º Congresso da Abraji

Estão abertas as inscrições para o Domingo de Dados, novidade do 14º Congresso da Abraji dedicada exclusivamente a oficinas de jornalismo de dados. O encontro é aberto apenas aos participantes do Congresso e acontecerá no Insper em 30.jun.2019, das 10h30 às 18h. Os instrutores são jornalistas e desenvolvedores especializados, como José Roberto de Toledo, conselheiro da Abraji e um dos pioneiros no uso de dados no jornalismo, Natália Mazotte, diretora executiva da Open Knowledge Brasil, Pedro Burgos, professor do Insper e criador do projeto Impacto.jor, e Álvaro Justen, fundador da plataforma Brasil.io. 

Para participar, os interessados devem pagar uma taxa extra de R$ 80, que dará direito a almoço no domingo. Os participantes deverão levar seus próprios computadores para acompanhar as oficinas.

Aqueles que já se inscreveram para o 14º Congresso da Abraji e querem participar do Domingo de Dados devem preencher este formulário para realizar o pagamento e habilitar a inscrição nas oficinas. Não é possível fazer a inscrição apenas no Domingo de Dados.

Os interessados no Domingo de Dados que ainda não se inscreveram no Congresso poderão fazer o pagamento de ambos diretamente no site do Congresso. Basta preencher a inscrição no site e escolher a opção "Congresso + Domingo de Dados" na etapa de pagamento.

Confira o perfil dos palestrantes confirmados e a programação completa do evento. As palestras acontecerão simultaneamente em quatro salas:

Sala 1

Jornalismo de dados é, antes de mais nada, jornalismo (10h30 - 11h15)
José Roberto de Toledo: editor do site da revista piauí, onde também apresenta o podcast Foro de Teresina. Foi repórter e colunista de política na Folha e no Estado de S. Paulo e presidente da Abraji. Participou da investigação Panama Papers, liderada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês).

Como fizemos - bastidores de três reportagens de dados (11h15 - 12h)
Palestrantes a confirmar

Intervalo para almoço (12h05 - 12h35)

Não temam o código! (introdução a programação para jornalistas) (12h40 - 14h10)
Cecília do Lago: repórter no Estadão Dados - núcleo especializado em jornalismo de dados do Estadão - desde 2017. Em 2018, foi finalista do Cityvis Award na categoria Jornalismo.

Rodrigo Menegat: jornalista visual e de dados no Estado de S. Paulo. É formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialização em jornalismo de dados na Universidade de Columbia, em Nova York.

Workbench: jornalismo de dados mais fácil e colaborativo (básico) (14h15 - 15h45)
Sergio Spagnuolo: jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP e colaborador do portal de checagem Aos Fatos. É membro do conselho da Abraji desde 2018. Em 2016, foi fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, programa de empreendedorismo para jornalistas, em Nova York.

Intervalo para café (15h45 - 15h55)

Workbench: jornalismo de dados mais fácil e colaborativo (intermediário) (16h00 - 17h30)
Sergio Spagnuolo.

Sala 2

Como entrevistar seus dados com Python (10h30 - 12h)
Caroline Dantas é cientistas de dados, estudante do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e futura neurocientista. Foi idealizadora e instrutora do curso de extensão Programação em Python: Inserindo mulheres na tecnologia na UFABC. Atua principalmente no ensino e capacitação de mulheres na área tecnológica, e em estudos na área da neurociência computacional, por meio da análise de dados de imagens médicas.

Intervalo para almoço (12h05 - 12h35)

Oficina Facebook a definir (12h40 - 14h10)

Conheça dezenas de ferramentas para trabalhar com dados / Oficina de Open Refine (14h15 - 15h45)
Natália Mazotte: diretora executiva da Open Knowledge Brasil, organização dedicada a desenvolver ferramentas, projetos e jornalismo de dados para fomentar a circulação de conhecimento e a transparência pública. Co-fundou a Gênero e Número, iniciativa de jornalismo de dados focada em gênero, e a agência de jornalismo de dados J++. Em 2013, desenvolveu o capítulo brasileiro da Escola de Dados. Será bolsista da John S. Knight Journalism Fellowships, em Stanford, na turma de 2019-2020, que começa em setembro e dura 10 meses.

Adriano Belisário: colaborador da Agência Pública e membro da Escola de Dados no Brasil. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalha com jornalismo investigativo e jornalismo de dados. 

Intervalo para café (15h45 - 15h55)

Jornalismo de Dados com ferramentas Abraji (16h00 - 17h30)
Reinaldo Chaves: jornalista e coordenador dos projetos de dados da Abraji, que incluem o Publique-se e o Ctrl+X. Trabalhou com economia e política no Diário de S.Paulo e na Folha de S.Paulo. Fez projetos orientados a dados na Repórter Brasil, The Intercept Brasil, Volt Data Lab e Transparência Internacional.

Sala 3

Emails, relatórios e posts em social media: como automatizar partes chatas da rotina jornalística com Python (intermediário) – parte 1 (11h - 12h30)
Pedro Burgos: professor do Insper, bolsista do ICFJ e desenvolvedor do projeto Impacto.jor, que ajuda as redações no Brasil a acompanhar e medir seu impacto na sociedade. Trabalhou na Gazeta do Povo, no Marshall Project — focado na cobertura do sistema criminal dos Estados Unidos — e no Gizmodo Brasil. Contribuiu com veículos como Nexo, Folha de S. Paulo e as revistas Exame, Superinteressante e Galileu. É mestre em jornalismo pela City University of New York.

Intervalo para almoço (12h35 - 13h05)

Emails, relatórios e posts em social media: como automatizar partes chatas da rotina jornalística com Python (intermediário) – parte 2 (13h10 - 14h40)
Pedro Burgos

Precisamos falar sobre estatística: o que jornalistas devem saber (14h45 - 16h15) 
Renata Hirota: jornalista e analista de dados do Volt Data Lab. Cursa Estatística na Universidade de São Paulo. 

Intervalo para café (16h15 - 16h25)

Ciência de Dados no terminal (16h30 - 18h00)
Alvaro Justen (Turicas): É ativista e colaborador de diversos projetos de software livre desde 2004. Ministra cursos de programação e eletrônica e desenvolve software principalmente usando a linguagem Python. É fundador da Brasil.IO, plataforma criada para facilitar o acesso à informação e professor da Escola de Dados.

Sala 4

Como entrevistar seus dados com SQL (básico) (11h - 12h30)
Rodrigo Burgarelli: analista de dados do Facebook. Foi repórter do Estadão por 7 anos. É formado em jornalismo pela UFMG, foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia e é mestre em ciência política pela USP.

Intervalo para almoço (12h35 - 13h05)

Como entrevistar seus dados com SQL (intermediário) (13h10 - 14h40)
Rodrigo Burgarelli.

Oficina Google a definir (14h45 - 16h15)

Intervalo para café (16h15 - 16h25)

Como entrevistar seus dados com R (introdução) (16h30 - 18h00)
Guilherme Duarte: editor de dados no Jota. Trabalhou no Estadão Dados. É doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo.

Assinatura Abraji