Divulgada programação do último dia do Congresso da Abraji
  • 31.05
  • 2023
  • 19:50
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Divulgada programação do último dia do Congresso da Abraji

Foto de capa: Congresso da Abraji de 2022. Crédito: Marco Pinto/Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) já disponibilizou a maior parte das atividades que serão apresentadas no último dia do Congresso da Abraji, no sábado, 1.jul.2023. O mais importante encontro de jornalismo do país, sediado este ano na ESPM (campus Álvaro Alvim) em São Paulo, já registrou 400 inscrições no modo presencial. Cerca de 80 pessoas escolheram participar de forma remota, no qual os participantes assistirão metade da programação on-line.

Garanta sua inscrição!

A programação nacional do terceiro dia do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo começou a ser liberada nesta quarta-feira (31.mai.2023). Veja os outros dois dias aqui. Há sessões que ainda estão pendentes de confirmação, seja de tema ou convidados.

São essas as 15 trilhas escolhidas para todo o evento: Jornalismo investigativo e/ou jornalismo colaborativo; Cobertura especializada; Diversidade, equidade e inclusão; Produtos jornalísticos em áudio e vídeo; Ameaças à democracia; Proteção e segurança de jornalistas; Acesso à informação; Jornalismo de dados e técnicas de investigação; Desinformação e checagem de fatos; Provocações; Jornalismo independente e/ou jornalismo local; Modelo de negócios e empreendedorismo no jornalismo; Ciência e meio ambiente; Estudos sobre jornalismo; e Cerimônias e homenagens.

As primeiras sessões da manhã do sábado discutem os pontos do PL 2630 e os impactos no jornalismo, o crescimento de veículos sem fins lucrativos nos Estados Unidos e na América Latina, o escândalo das jóias e suspeitas de irregularidade na compra de imóveis da família Bolsonaro, investigação de corrupção e fraude ligadas a crimes ambientais, ferramentas para ter acesso a processos judiciais, lançamento de um guia prático para jornalistas sobre segurança pública, o jornalismo periférico de alto impacto em São Paulo e um debate sobre os problemas e avanços do jornalismo cultural. Haverá duas oficinas: uma que ensina a implementar no dia a dia ferramentas e plug-ins para tornar conteúdos on-line mais acessíveis para pessoas com deficiência; e outra sobre como tirar uma manchete a partir de uma consulta rápida em bases públicas.

Na segunda rodada de atividades do dia, a Abraji escolheu temas contemporâneos importantes: a perseguição da Rússia aos jornalistas, um novo mercado de trabalho que se abre para os profissionais com a onda de documentários no streaming, coberturas do Supremo Tribunal Federal e das Forças Armadas. Quanto às atividades práticas, serão realizadas uma oficina de como fazer os primeiros pedidos de Lei de Acesso à Informação e outra de como usar quadrinhos em reportagens. Ainda neste bloco, a equipe Abraji e seus parceiros mostram ferramentas para começar, aprofundar, checar ou entender melhor uma investigação jornalística - sessão que vai das 11h30 até as 16h, com um intervalo.

Depois do intervalo do almoço, as atenções se voltam para o movimento Black Lives Matter e o comportamento das forças de segurança dos Estados Unidos contra as pessas pretas, como alinhar a demanda jornalística com o respeito aos costumes dos povos originários, a inclusão da pauta política, social e histórica na cobertura esportiva, a força do jornalismo investigativo e colaborativo após os atentados de 8 de janeiro, a Guerra na Ucrânia, mais um escândalo envolvendo a Caixa Econômica e o Exército, que gasta mais com viúvas e herdeiros de generais do que com soldados e cabos, e a primeira parte do curso com o cineasta João Wainer sobre como trabalhar narrativas visuais sobre meio ambiente.

O fim do Congresso ainda está sendo confirmado, mas as sessões finais trazem questões mais amplas do jornalismo, como o ataque de 8 de janeiro, visto agora em retrospectiva, e um debate sobre credibilidade e transparência da imprensa.

Mas o 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo só termina mesmo no Domingo de Dados (2.jul.2023), um dia inteiro de cursos voltados para auxiliar profissionais a apurar informações com auxílio de computador. Em breve, a plataforma da Abraji vai disponibilizar essa programação.

Para saber como se programar para o Congresso, os valores cobrados, dúvidas frequentes, além de detalhes do modelo remoto, clique aqui.

Patrocínio

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM.

O evento é patrocinado por Google, Meta, Luminate, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Grupo Globo, TikTok, Agence Française de Développement (AFD), Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, McDonald's, Alma Preta, Cenarium, Folha de S.Paulo, Knight Center for Journalism in Americas, Lupa, Meio, Open Climate Reporting Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), Poder 360, Redes Cordiais, SBT News e Trust Project.

Apoiam institucionalmente Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Dart Center for Journalism and Trauma (Projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Colúmbia), Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Media Talks, Oboré, Portal Imprensa, Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford), Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é da CBN, GloboNews, Grupo RBS e revista piauí.

Serviço
18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Inscrições aqui.
 

Assinatura Abraji