• 22.11
  • 2006
  • 09:16
  • Belisa Figueiró

Diretores da Abraji são finalistas do Esso

Os finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo 2006 foram divulgados no final da semana passada e dois deles são diretores da Abraji. Na categoria de Melhor Contribuição à Imprensa, os vencedores já foram anunciados. Fernando Rodrigues ganhou o prêmio com o livro e site “Políticos do Brasil”, ao lado do projeto “Excelências”, da Transparência Brasil. Giovani Grizotti, também diretor, é finalista na categoria de telejornalismo com a reportagem “A farra dos vereadores turistas”, realizada junto com os colegas Laura Nonohay e Jonas Campos, da RBSTV. Os concorrentes são as matérias “Vale da Saudade”, da EPTV, e “Coréia por trás da cortina do medo”, do SBT. A cerimônia de entrega será no dia 12 de dezembro, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Foram 1.172 trabalhos analisados por 29 jurados e apenas 38 finalistas.

O projeto “Políticos do Brasil” é um levantamento de dados dos políticos de todos os Estados e do Distrito Federal e conta com informações sobre os bens, número de CPF, gastos declarados nas campanhas de 1998 e 2002 e suas estimativas para 2006. No site (veja o link abaixo) é possível fazer quatro modalidades de busca: pesquisa pelos nomes em ordem alfabética, por partido, por unidade da Federação e por cargo disputado. As quatro buscas são válidas para os anos de 1998, 2002 e 2006.

São 2.177 candidaturas de 1998, 2.376 nomes que concorreram em 2002 e 20.134 candidatos que disputaram a eleição de outubro, nos cargos de presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador, suplentes de senador, deputado federal, estadual e distrital.

O banco de dados também deu origem ao livro que leva o nome do projeto, no qual Rodrigues fala da coleta de dados, metodologia de trabalho, histórico dos estudos, patrimônio, perfil dos políticos. entre outras abordagens. As tabelas utilizadas nas análises também estão detalhadas no final da obra.

O projeto “Excelências” é um banco de dados com informações sobre todos os deputados federais que buscaram reeleição nas eleições deste ano e outros políticos que também disputaram o pleito. São 568 perfis com informações da Justiça Eleitoral, Câmara dos Deputados, projeto Às Claras (da própria Transparência Brasil), Tribunais de Justiça, Tribunais de Contas, Tribunais Superiores e o projeto Deu no Jornal, também da Transparência. O projeto  foi editado por Marcelo Soares, ex-gerente da Abraji.

Para a comissão do Prêmio Esso, os projetos “Políticos do Brasil” e “Excelências” se complementam e se somam na tarefa de permitir maior visibilidade sobre o comportamento e a atuação de políticos que pleiteiam o voto popular.

Telejornalismo

A matéria “A farra dos vereadores turistas”, de Grizotti, Laura Nonohay e Jonas Campos, mostra como vereadores do Rio Grande do Sul utilizaram o dinheiro público para fazer turismo em Santa Catarina e no Paraná. A verba supostamente seria para cursos de qualificação. Grizotti se fez passar por um desses parlamentares, acompanhou o dia-a-dia das viagens e conseguiu gravar confissões de que o dinheiro era usado para pagar as diárias dos hotéis.

Foram usadas primeiramente câmeras escondidas e, depois de conseguir a confiança dos vereadores, câmeras comuns. “Um chegou a afirmar, em tom sarcástico: ‘Será que vamos aparecer na Globo?’ E foi exatamente isso que aconteceu”, relata o repórter.

As imagens mostram que no horário em que deveriam estar dentro das salas de aula, os vereadores foram para as praias catarinenses, Cataratas do Iguaçu e até mesmo ao Paraguai, onde foram flagrados fazendo compras.

A pauta surgiu com uma denúncia de um cidadão de Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre, para quem os vereadores já tinham pago R$ 598 mil. Ele sugeriu que Grizotti verificasse a história pessoalmente para perceber como esses cursos eram apenas de fachada e serviam para que os políticos aumentassem seus salários no final do mês.

A reportagem foi veiculada no dia 31 de janeiro no Jornal Nacional e em outros telejornais locais da RBSTV, nos noticiários da Rádio Gaúcha, no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e também está concorrendo na categoria de "Reportagem Investigativa" no Prêmio Imprensa Embratel 2006.

 

Assinatura Abraji