• 06.09
  • 2013
  • 10:27
  • -

Diretor da Abraji receberá Prêmio Maria MoorsCabot, da Columbia

O diretor da Abraji, Mauri König, foi nomeado nesta quinta-feira (5.set.2013) para receber o Prêmio Maria MoorsCabot da Universidade Columbia (EUA). A homenagem leva em consideração o trabalho de König ao longo de sua carreira de 23 anos como jornalista e o coloca junto de outros profissionais de imprensa que já receberam a condecoração como Mario Vargas Llosa, Clóvis Rossi, Merval Pereira, Miriam Leitão, José Hamilton Ribeiro, Austregésilo de Athayde e Assis Chateaubriand. 

Nestes 23 anos, König trabalhou nos jornais Folha de Londrina, O Estado do Paraná, Gazeta Mercantil, O Estado de S.Paulo e atualmente é repórter especial da Gazeta do Povo de Curitiba (PR). Já ganhou 21 prêmios de jornalismo, entre eles dois Esso, dois Embratel e três Vladimir Herzog. Também venceu por duas vezes o Lorenzo Natali Prize, concedido pela União Europeia.

Em 2000 e 2001, publicou uma série de reportagens sobre crianças raptadas para o serviço militar do Paraguai. Durante a apuração, três homens da polícia paraguaia o surpreenderam e o agrediram violentamente. Apesar do episódio, König continuou com a reportagem que lhe renderia o Prêmio de Direitos Humanos da Sociedade Interamericana de Imprensa.

Em 2012, König teve que deixar o país após sofrer ameaças por ter revelado, em uma série de reportagens coordenada por ele, o mau uso do dinheiro público por policiais civis. A reportagem mostrava graves irregularidades como o uso de viaturas em horário de expediente para frequentar casas de prostituição. O material foi finalista do prêmio Esso Regional Sul de 2012.

Assinatura Abraji