- 12.06
- 2015
- 13:28
- IJNet
Dicas para implementar projetos tecnológicos em redações
Implementar projetos de tecnologia em redações ou organizações de mídia que tradicionalmente não têm suporte tecnológico pode ser um desafio e tanto.
Aqui estão cinco sugestões para aqueles que estão começando tal esforço tecnológico, baseado no meu trabalho com especialistas em tecnologia e organizações midiáticas na América Latina.
1. Escolha o parceiro correto na área.
- Primeiramente, é importante notar que as necessidades de tecnologia podem variar muito, e que é melhor identificar o tipo de perfil que seu parceiro tecnológico precisa. Avaliar se existe uma capacidade tecnológica específica que precisa ser abordada no projeto. Em alguns casos, essas capacidades podem ser associadas a raspagem de dados, análise de dados, sistemas de gerenciamento de conteúdo, produção multimídia ou web design.
- Se o projeto precisa atender a diversas necessidades tecnológicas, é sempre melhor trabalhar com uma organização parceira que tem especialistas para cada assunto. Se você trabalha com parceiros diferentes, eles devem estar trabalhando em sinergia e sob uma definição de produto e plano de trabalho comuns.
- E se você estiver trabalhando com softwares já existentes, você deve envolver seu parceiro. Estar envolvido com uma comunidade tecnológica pode aumentar seu acesso a conhecimentos práticos e tecnológicos. Se você está desenvolvendo novas tecnologias, apenas tenha certeza de que seu parceiro tem experiência em trabalhar com soluções similares.
2. Defina um objetivo realista e comece por baixo
- Projetos de tecnologia precisam de um desenho de produto e alcance do projeto bem definidos. Se o que está para ser feito não for claro e detalhado, existe um alto risco de desperdiçar recursos adicionais (que começam a ficar mais caros conforme o projeto aumenta seu âmbito de aplicação) e dar início a tensões dentro da equipe. Um documento de definição do produto comum e um plano de trabalho devem ser a bússola orientadora do projeto.
- Muitos recursos podem ser construídos sobre o núcleo de funcionalidades tecnológicas. Contudo, a definição do produto deve atender as necessidades básicas dos usuários, e a equipe deve trabalhar primeiro em cima disso. É muito comum ver projetos simples se transformarem em longos, tensos e caros “Frankensteins tecnológicos”, conforme as pessoas que tomam as decisões sugerem recursos adicionais .
- Assim que você tiver o núcleo da sua tecnologia implantado, e você estiver começando a receber feedbacks de usuários, é aconselhável corrigir qualquer necessidade gritante do usuário, e uma vez que for feito, trabalhe em novas funções.
3. Avaliando impacto no trabalho diário
- Projetos de tecnologia podem trazer trabalho extra para a equipe. É muito importante avaliar como as atividades do trabalho diário serão combinadas quando o projeto estiver acontecendo. Algumas vezes novas tarefas, e até mesmo ofertas de emprego, serão necessários para lidar com a tecnologia, a disputa de dados e as atividades de produção de conteúdo.
- Muitas vezes é preciso que uma nova equipe dê andamento ao projeto, especialmente em sua fase de implantação e quando ele atinge o seu status operacional completo. Uma equipe assim deve ser contemplada nos planos e modelos institucionais do projeto de negócios.
- Tenha certeza de que seu parceiro tecnológico e/ou equipe internacional considerem as necessidades de apoio à implantação do projeto e o gerenciamento da tecnologia como parte de suas atividades.
4. Tecnologia precisa de manutenção
- Soluções de tecnologia de informação não são pontes estáticas. Todas as tecnologias digitais precisam de manutenção, tanto para resolver problemas internos que possam surgir, quanto para manter suas funcionalidades e ligações com outras fontes de informação e tecnologias.
- Além disso, nenhuma implementação de tecnologia é perfeita. Especialmente depois de o projeto entrar no ar, o time de tecnologia precisa saber quais problemas os usuários estão tendo e precisam resolvê-los para alcançar o melhor desempenho.
- Com equipes internas de tecnologia, serviços terceirizados ou plataforma de serviços embutidos, é preciso haver termos de serviço, que geram um entendimento claro do que a equipe está esperando resolver, manter e melhorar. Se existirem problemas gerados pelos usuários, novas funcionalidades necessárias, ou se suas soluções originais e tecnológicas se tornarem obsoletas depois de alguns anos, é muito provável que haja a aplicação de tarifas adicionais.
5. Esteja preparado para o sucesso
- Se tudo correr bem, a complexidade vai aumentar conforme você alcançar muitas visitas em seu website. Esteja preparado para garantir que a tecnologia que você usa possa ter melhorias no desempenho, e possa rapidamente implementar protocolos de segurança.
- A maioria dos provedores incluem serviços predefinidos ou dinâmicas de tráfego que podem ter um ótimo desempenho e preço, dependendo da demanda do usuário do site.
- Conforme as visitas dos usuários aumentarem, seus feedbacks e expectativas podem sobrecarregar a equipe principal do projeto. Por isso, é muito importante definir protocolos para identificar e avaliar o feedback, que pode ser canalizado para que a equipe de tecnologia evite problemas e recursos de atualização que aumentem a experiência do usuário.
- E às vezes o sucesso pode trazer desafios à segurança. Serviços de protocolo e proteção contra negação de serviço e outros ataques ao site devem ser antecipados para evitar a queda do site, perda de informações ou corrupção de dados.
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