Diário do Clima é nova ferramenta para investigações ambientais
  • 30.08
  • 2023
  • 12:00
  • Abraji

Acesso à Informação

Diário do Clima é nova ferramenta para investigações ambientais

Jornalistas poderão contar, a partir do dia 31.ago.2023, com uma ferramenta para monitorar nos Diários Oficiais dos municípios do país todas as medidas adotadas em relação ao meio ambiente e questões climáticas. Trata-se da plataforma Diário do Clima, uma parceria entre Agência Envolverde, #Colabora - Jornalismo Sustentável, Eco Nordeste, InfoAmazonia, ((o)) Eco e Open Knowledge Brasil.

O Diário do Clima é um dos oito projetos brasileiros selecionados no Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina, lançado em 2021, de onde obteve financiamento. Na quinta-feira será lançado pelas organizações durante o evento Coda Amazônia, em Belém. A plataforma surge com o propósito de monitorar, categorizar e organizar resoluções governamentais publicadas em diários oficiais de municípios brasileiros sobre clima e meio ambiente.

O Diário do Clima emite alertas para que o usuário da plataforma seja avisado sobre cada nova resolução do tema pesquisado. A plataforma permitirá uma filtragem granular dos dados a partir de temas importantes para questões ambientais, tais como assuntos, subtemas e período de pesquisa.

“Grande parte dos municípios brasileiros não tem portais de transparência e de dados abertos, especialmente sobre meio ambiente, e o diário oficial acaba sendo a principal fonte de informação. Seria inviável fazer essa busca em cada um deles, pelas inúmeras barreiras de acesso. O Diário do Clima permite descobrir histórias que estão acontecendo ou acabaram de se tornar públicas, como editais, infrações ambientais, novas regras sobre o tema. É um celeiro de pautas a explorar”, explica Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, uma das organizações responsáveis pelo projeto.     

O Diário do Clima vai capturar diariamente atos e ações governamentais importantes e normativos publicados nos Diários Oficiais, com a raspagem e processamento de documentos com a utilização de mecanismos automatizados para categorizar cada ato e organizá-los por entidades relevantes de modo a permitir a filtragem e priorização da informação. Hoje a plataforma já cobre 91 municípios em todas as regiões do Brasil, sendo 25 na Amazônia Legal — a população impactada ultrapassa 49 milhões.

A partir do trabalho feito pelo Diário do Clima será possível ainda encomendar relatórios personalizados sobre o clima e ambiente com acesso aos dados e análise detalhada das decisões publicadas nos diários oficiais. 

Sobre a escolha do projeto e a coalizão das plataformas

O Desafio da Inovação da Google News Initiative na América Latina recebeu inscrições de mais de 300 organizações jornalísticas de toda a região. Ao todo, foram selecionados 21 projetos na América Latina: oito do Brasil, cinco da Argentina, dois do Peru, um da Bolívia, um da Colômbia, um da Costa Rica, um da Guatemala, um do México e um de El Salvador. 

O grupo que fará a gestão do Diário do Clima será formado por integrantes das seis plataformas. Eles trabalharão na administração do projeto de forma compartilhada. Além do apoio financeiro inicial da Google News Initiative na América Latina, as plataformas que integram a coalizão investiram recursos próprios no desenvolvimento da ferramenta, o que aconteceu de 2021 a 2023. A plataforma terá acesso gratuito, mas vai oferecer planos pagos nos quais os usuários terão mais recursos disponíveis.

Adaptado de texto divulgado pela coalizão do Diário do Clima.

Assinatura Abraji