- 21.01
- 2025
- 10:00
- Abraji
Acesso à Informação
Desafios do Jornalismo em 2025: jornalismo sem fins lucrativos
A informação é um bem público, portanto, todos têm o direito de acessá-la. Nesse sentido, aplicar a lógica de mercado, baseada na lei da oferta e da demanda, nas empresas jornalísticas não é a melhor escolha para as audiências, para os cidadãos e para as democracias, segundo Izabela Moi, diretora executiva da Agência Mural. A jornalista defende o jornalismo sem fins lucrativos em texto para o especial “Jornalismo no Brasil em 2025", projeto realizado pelo Farol Jornalismo com a Abraji que aponta os desafios do jornalismo neste ano.
A autora destaca que “não ter o lucro como objetivo final não significa fazer jornalismo sem dinheiro. Significa apenas que o lucro financeiro não é o objetivo da organização”. Assim, os recursos financeiros são reinvestidos e a missão do jornalismo em servir o interesse público permanece em primeiro plano.
“Na minha visão, garantir um ecossistema diverso de organizações que existem para servir o público, para além de interesses individuais ou corporativos, tem a ver com lutar contra a desinformação e a falta de confiança das audiências, a concentração dos meios de comunicação e as desigualdades informacionais”, afirma Moi.
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