Desafios do Jornalismo em 2025: jornalismo sem fins lucrativos
  • 21.01
  • 2025
  • 10:00
  • Abraji

Acesso à Informação

Desafios do Jornalismo em 2025: jornalismo sem fins lucrativos

A informação é um bem público, portanto, todos têm o direito de acessá-la. Nesse sentido, aplicar a lógica de mercado, baseada na lei da oferta e da demanda, nas empresas jornalísticas não é a melhor escolha para as audiências, para os cidadãos  e para as democracias, segundo Izabela Moi, diretora executiva da Agência Mural. A jornalista defende o jornalismo sem fins lucrativos em texto para o especial “Jornalismo no Brasil em 2025", projeto realizado pelo Farol Jornalismo com a Abraji que aponta os desafios do jornalismo neste ano.

A autora destaca que “não ter o lucro como objetivo final não significa fazer jornalismo sem dinheiro. Significa apenas que o lucro financeiro não é o objetivo da organização”. Assim, os recursos financeiros são reinvestidos e a missão do jornalismo em servir o interesse público permanece em primeiro plano.  

“Na minha visão, garantir um ecossistema diverso de organizações que existem para servir o público, para além de interesses individuais ou corporativos, tem a ver com lutar contra a desinformação e a falta de confiança das audiências, a concentração dos meios de comunicação e as desigualdades informacionais”, afirma Moi.

Acesse todos artigos do especial "O Jornalismo no Brasil em 2025":

Em defesa do jornalismo sem fins de lucro

Sem mecanismos de proteção, jornalistas serão processados e censurados em 2025 

Traçar estratégias em comunidade é o caminho para saúde mental dos jornalistas

Os influenciadores vão mudar o jornalismo ou o jornalismo vai incorporar a influência digital?

Em 2025, coberturas de desastres climáticos vão exigir novos jornalismos

Jornalismo deve priorizar o humano diante da plataformização imposta pela IA 

Comunicação indígena será decisiva para enfrentar mudanças climáticas em 2025

Os territórios podem restabelecer a confiança no jornalismo em 2025?

Próximo ano deve trazer novos dados sobre tamanho e força política dos evangélicos

Para incorporar IA como ferramenta, jornalismo precisará reafirmar sua essência

Assinatura Abraji