Desafios do Jornalismo em 2025: a cobertura dos evangélicos
  • 16.01
  • 2025
  • 09:00
  • Abraji

Acesso à Informação

Desafios do Jornalismo em 2025: a cobertura dos evangélicos

Com a divulgação, em 2025, de dados do Censo Demográfico 2022 sobre as religiões dos brasileiros, abrem-se diversas possibilidades de pautas para compreender a influência política dos evangélicos. O tema certamente ganhará destaque na imprensa; e os jornalistas devem fazer uma cobertura "baseada em dados, evidências e contribuições acadêmicas sérias", destaca a jornalista e doutora Mariana Alvim em texto para o especial “Jornalismo no Brasil em 2025”. Há nove anos o projeto realizado pelo Farol Jornalismo com a Abraji aponta, em 10 artigos, as projeções para o jornalismo a cada ano. 

A autora acredita que a cobertura jornalística está caminhando para uma abordagem mais "nuançada sobre o poder político dos evangélicos". Alvim pontua que foram construídos, depois da eleição presidencial de 2010, a noção de um "voto evangélico” e a visão de um poder quase ilimitado por parte dos pastores. Porém, o artigo ressalta que nas eleições municipais de 2024 somente o apoio por líderes religiosos não foi o suficiente para políticos se elegerem, como mostrou uma matéria do repórter Bernardo Mello, do jornal O Globo.

O texto também lembra que há outros fatores que compõem uma pessoa evangélica, como escolaridade, região, cor de pele e meio de consumo de notícias. Assim, apesar das pesquisas de opinião indicarem que os evangélicos tendem a apoiar mais candidatos conservadores, há um percentual não desprezível de eleitores que não têm apoiado essas candidaturas. Para Alvim, considerar essa heterogeneidade e dinamismo traz mais oportunidades de pauta, aprendizados e ganhos para a imprensa. 

Acesse todos artigos do especial "O Jornalismo no Brasil em 2025":

Próximo ano deve trazer novos dados sobre tamanho e força política dos evangélicos

Em 2025, coberturas de desastres climáticos vão exigir novos jornalismos

Os territórios podem restabelecer a confiança no jornalismo em 2025?

Os influenciadores vão mudar o jornalismo ou o jornalismo vai incorporar a influência digital?

Traçar estratégias em comunidade é o caminho para saúde mental dos jornalistas

Jornalismo deve priorizar o humano diante da plataformização imposta pela IA 

Comunicação indígena será decisiva para enfrentar mudanças climáticas em 2025

Sem mecanismos de proteção, jornalistas serão processados e censurados em 2025 

Em defesa do jornalismo sem fins de lucro

Para incorporar IA como ferramenta, jornalismo precisará reafirmar sua essência

Assinatura Abraji