• 20.12
  • 2011
  • 08:10
  • Summer Harlow

Delegado do Arizona é condenado a pagar despesas judiciais de empresas de notícias após negar acesso a dados públicos

Publicado em 19 de dezembro de 2011 no Blog do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas

O juiz de uma Corte Superior do estado do Arizona condenou o polêmico Delegado do Condado de Maricopa, Joe Arpaio -- acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA de "policiamento inconstitucional" e de discriminação ilegal contra latinos -- a pagar ao jornal The Arizona Republic e ao Canal 12 KPNX-TV aproximadamente US$51 mil por despesas judiciais gastas pelas empresas de notícias na luta para obter acesso a registros públicos, informou a Associated Press nesta segunda-feira, 19 de dezembro.

Os veículos de comunicação precisaram ingressar na justiça para obter documentos relacionados a uma investigação na qual o departamento do delegado é acusado de apurar de maneira inadequada mais de 400 casos de delitos sexuais, explicou o Arizona Republic.

O delegado e seus aliados também são acusados de prender ilegalmente dois executivos do jornal Phoenix New Times "em represália pela cobertura agressiva dos casos contra o delegado", de acordo com o The Recorder. A ação judicial do jornal alega conspiração e assédio com a finalidade de silenciar jornalistas..

Caso o processo seja julgado em favor do Phoenix New Times, o caso será apreciado por uma corte federal em Arizona, segundo o San Fransisco Weekly.

Assinatura Abraji