• 08.05
  • 2009
  • 13:54
  • -

Debates lançam ‘olhares franco-brasileiros’ sobre China e Oriente Médio antes da entrega do prêmio Albert Londres


Jornalistas brasileiros e franceses reúnem-se no dia 11 de maio para discutir sobre o futuro da imprensa e sobre os grandes temas da atualidade internacional. O evento é gratuito, aberto ao público e acontece na Aliança Francesa de São Paulo - Rua General Jardim, 182, Centro.

Essa rodada de debates antecede a entrega do Prêmio Albert Londres, o principal prêmio de jornalismo em língua francesa, que neste ano será, pela primeira vez, entregue no Brasil. A cerimônia é parte do calendário de comemorações do ano da França no Brasil e acontecerá no dia 12 de maio, também  na Aliança Francesa de São Paulo.

O Prêmio Albert Londres, concedido pela primeira vez em 1933, premia a cada ano, na data de aniversário da morte de Londres, a melhor grande reportagem da imprensa escrita e, desde 1985, a melhor grande reportagem do audiovisual.

Nascido em Vichy no final do século XIX, Londres é considerado um dos precursores do jornalismo investigativo. Ele investigou casos de trabalho forçado na África, cobriu movimentos nacionalistas nos Bálcãs, o fim da Primeira Guerra Mundial na França e muitos outros acontecimentos que marcaram a história mundial no início do século XX.

Programação:

Segunda-feira, 11 de maio
Das 18h às 19h30
Olhares cruzados franco-brasileiros sobre Israel e Palestina
Com:
-Josette Alia, presidente do Prêmio Albert Londres desde 2006. Correspondente do Le Monde em Tunis.
-Benjamin Barthe, vencedor do prêmio em 2008 pela série de artigos sobre a Faixa de Gaza publicada nos jornais Le Monde e L´Express.
-Lourival Sant´Anna, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo.
-Clóvis Rossi, repórter especial e colunista do jornal Folha de S. Paulo.
-Moderador: José Luiz Proença, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Das 20h30 às 22h
Olhares cruzados franco-brasileiros sobre a China
Com:
-Philippe Rochot. Cobriu diversos conflitos na África Iraque e Afeganistão; foi correspondente em Beirute, Bonn, Berlim, China e Ásia durante os seis anos que precederam as Olimpíadas de Pequim.
-José Eduardo Barella, editor de assuntos internacionais do O Estado de São Paulo.

Terça-feira, 12 de maio, às 18h
Entrega do Prêmio Albert Londres 2009

Local: Aliança Francesa de São Paulo - Rua General Jardim, 182, Centro

Assinatura Abraji