Datathon Eleições 2024 desafia estudantes de Jornalismo e de Ciência de Dados e Negócios
  • 05.04
  • 2024
  • 14:30
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Datathon Eleições 2024 desafia estudantes de Jornalismo e de Ciência de Dados e Negócios

Em outubro, serão escolhidos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que atuarão nos municípios brasileiros pelos próximos quatro anos. Para estimular o uso e análise de dados eleitorais abertos e o controle social pela imprensa, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a ESPM-SP promovem o Datathon Eleições 2024.

O evento é destinado a estudantes de Jornalismo e de Ciência de Dados e Negócios da ESPM-SP. Pessoas associadas à Abraji que estejam cursando graduação em Jornalismo ou Comunicação Social também podem se inscrever para participar do Datathon. As vagas são limitadas.

O encontro será realizado no dia 20 de abril (sábado), no campus Joaquim Távora da ESPM, na Vila Mariana, São Paulo. 

Estudantes associados(as) da Abraji que desejarem participar deverão se inscrever por meio de um formulário online divulgado nos canais internos de comunicação (grupo de associados no email e contato direto da organização). O prazo de inscrição se encerra no dia 12 de abril (sexta-feira). 

No Datathon Eleições 2024, as pessoas selecionadas vão analisar os dados abertos disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as eleições municipais de 2020, com apoio de: Bárbara Libório, professora da ESPM e jornalista de dados; Jorge Surian, professor da ESPM especializado em ciência de dados; Ana Carolina Moreno, jornalista de dados sênior da TV Globo e diretora da Abraji; e Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji.

“Informações de fornecedores e doadores de campanha e dados gerais sobre os candidatos podem revelar cenários importantes para jornalistas investigativos, contribuindo para o controle social. O evento será uma oportunidade para aprender conceitos e técnicas utilizadas no jornalismo de dados para fazer limpeza e cruzamento de bases, estatísticas e criar gráficos”, explica Reinaldo Chaves. 

De acordo com o coordenador de projetos da Abraji, ao aprenderem a explorar os dados de 2020, se tornará possível fazer análises semelhantes sobre as eleições deste ano quando as novas bases forem publicadas pelo TSE.

Flavio Azevedo, coordenador do curso de Ciência de Dados e Negócios da ESPM, destaca que essa maratona de dados também busca estimular coberturas jornalísticas que ajudem a população a tomar decisões assertivas em outubro. “Aliar a tecnologia aplicada ao jornalismo também é uma forma de os estudantes dos dois cursos fortalecerem a democracia”, concluiu Azevedo.

 

Como funcionará o Datathon Eleições 2024


O evento ocorrerá das 09h às 13h (hora de Brasília), mas as pessoas selecionadas devem chegar às 08h30 na faculdade para a recepção e organização da dinâmica. Elas serão divididas em equipes para o estudo dos dados e a realização de tarefas como análise exploratória dos dados, cálculo de média, moda, mediana, proporção/variação percentual e cruzamentos entre as bases. Também haverá busca por informações baseadas em evidências que demonstram relações de poder, tendências de perfis e indícios para investigações mais abrangentes.

Ao final do encontro, os grupos apresentarão visualizações para demonstrar os principais achados das análises. Três grupos serão premiados com brindes e/ou descontos na inscrição do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, a depender da colocação (1º, 2º e 3º lugar). O 19º Congresso da Abraji será realizado entre 11 e 14 de julho de 2024, também em parceria com a ESPM-SP. 

“Para além de estimular o uso de dados eleitorais em reportagens, o Datathon Eleições 2024 visa engajar e preparar a comunidade acadêmica da ESPM para receber o Congresso da Abraji em julho. Sem o apoio e parceria dessa comunidade, não seria possível construir um congresso dessa proporção, para mais de 1.000 participantes”, afirma a secretária executiva da Abraji, Adriana Garcia.

Estudantes associados e associadas a Abraji podem enviar suas dúvidas sobre como participar do Datathon para o email [email protected].

Se você é estudante de graduação em Jornalismo ou Comunicação Social e gostaria de se associar a Abraji, clique aqui.

 

Serviço

Datathon Eleições 2024
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Joaquim Távora, 1240 - 4º andar, Vila Mariana, São Paulo
Data: 20 de abril de 2024
Quem pode se inscrever: estudantes de Jornalismo e de Ciência de Dados e Negócios da ESPM-SP, além de estudantes de Jornalismo associados à Abraji.

Assinatura Abraji