Daniela Lima, da GloboNews, e Marina Dias, do Washington Post, debatem violência contra jornalistas em evento on-line da Abraji
  • 25.03
  • 2024
  • 17:40
  • Abraji

Liberdade de expressão

Daniela Lima, da GloboNews, e Marina Dias, do Washington Post, debatem violência contra jornalistas em evento on-line da Abraji

As jornalistas Daniela Lima, âncora da GloboNews, e Marina Dias, repórter do Washington Post, participam nesta terça-feira 26.mar.2024, às 18h30, de um debate on-line promovido pela Abraji para o lançamento do Monitoramento de ataques gerais e violência de gênero. O documento, com dados de todo o ano de 2023, estará disponível para os jornalistas após o debate, que será mediado pela diretora da Abraji Sarah Teófilo, repórter do jornal O Globo.

Os resultados e análises do relatório serão apresentados pela pesquisadora Rafaela Sinderski, responsável pelo levantamento. As convidadas vão discutir os principais desafios de trabalhar com jornalismo no Brasil, incluindo questões como violência política, de gênero e on-line. Daniela, Marina e Sarah já foram vítimas de vários tipos de ataques, inclusive no fatídico 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram prédios dos Três Poderes. A transmissão será feita no canal de YouTube da Abraji, às 18h30, horário de Brasília.

Monitoramento de ataques a jornalistas

O Monitoramento de ataques a jornalistas é um dos projetos da Abraji, que, desde 2019, monitora casos de violência contra comunicadores, jornalistas e veículos de comunicação de forma sistemática, em parceria com a rede Voces del Sur (VdS). Atualmente, a rede é formada por organizações de 17 países da América Latina e do Caribe, entre elas a Abraji.

O intuito da pesquisa e do relatório – que está em sua terceira edição anual – é auxiliar na compreensão desses quadros de violência, levando ao debate público e à atenção das autoridades as tendências, problemas e possíveis soluções que tocam esse cenário. Esta edição reúne os resultados do trabalho sistemático feito ao longo de 2023 pela equipe, com destaque para a uma queda no número de ataques, em relação aos últimos quatro anos: de 557 registrados em 2022 para 330 em 2023 – redução de 40,7%.

Clique aqui para acessar os relatórios dos anos anteriores.

Lançamento do relatório Abraji 2023
Monitoramento de ataques gerais e violência de gênero contra jornalistas
Data: 26 de março, terça-feira
Hora: 18h30, horário de Brasília
Plataforma: Transmissão pelo canal de YouTube da Abraji

Participantes

Daniela Lima é jornalista, formada pelo UniCeub, com passagem por diversos veículos, como Veja, Correio Braziliense e Folha de S. Paulo. Foi editora do Painel da Folha, apresentadora do Roda Viva, da TV Cultura, e da CNN. Atualmente, é âncora na GloboNews.

Marina Dias é repórter do Washington Post em Brasília. Foi correspondente nos Estados Unidos pela Folha de S.Paulo de 2019 a 2022. No jornal brasileiro, também atuou como repórter de política em Brasília. Em 2020, foi indicada ao Prêmio Gabo de Jornalismo pela série "Os Americanos", que examina questões políticas e sociais no Cinturão da Ferrugem durante os anos Trump. Em 2021, publicou a série “Crise do Clima nos EUA”, com patrocínio do Pulitzer Center, para explicar a emergência ambiental, econômica e social no país mais rico do mundo.

Rafaela Sinderski é jornalista, mestre em Comunicação e doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi pesquisadora visitante na Tulane University, em Nova Orleans, e estudou análise de dados e narrativa visual no Lede Program da Columbia University, em Nova York.  Também é pesquisadora focada em conflitos e manifestações políticas no CPOP - grupo de Comunicação Política e Opinião Pública. Na Abraji, é responsável pelos monitoramentos de ataques e violência de gênero contra jornalistas.

Sarah Teófilo é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Goiana, está em Brasília desde 2020 cobrindo política, com ênfase em reportagens investigativas. Venceu o prêmio CNT de 2023 com uma reportagem sobre obras da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Atualmente está no jornal O Globo.

Assinatura Abraji