Daniela Arbex é a quarta convidada do programa Jornalismo Essencial - Diálogos
  • 10.04
  • 2021
  • 10:30
  • Abraji

Daniela Arbex é a quarta convidada do programa Jornalismo Essencial - Diálogos

Nesta terça-feira (13.abr.2021), Marcelo Beraba conversa com a jornalista Daniela Arbex em seu programa de entrevistas "Jornalismo Essencial - Diálogos". É o quarto encontro do programa e será transmitido às 19h pelo Youtube e Facebook da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Beraba, um dos fundadores e primeiro presidente da Abraji, recebe Daniela Arbex, para debater a essência do jornalismo e comentar os trabalhos mais marcantes da convidada, os pontos de inflexão na carreira, além dos desafios da profissão. 

Durante 23 anos, Arbex foi repórter especial do jornal Tribuna de Minas. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa 2020 na categoria Repórter Investigativa, ela acumula mais de 20 premiações nacionais e internacionais, entre eles prêmios Esso, o norte-americano Knight International Journalism Award (2010), o IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize. 

É autora do best-seller “Holocausto Brasileiro”, eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte de 2013 e segundo melhor livro-reportagem no prêmio Jabuti em 2014. A obra ganhou as telas da TV, em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO. Em 2015, Arbex lançou “Cova 312”, que venceu o Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem em 2016. Também é autora de “Todo dia a mesma noite”, livro que narra a história não contada da boate Kiss.

Beraba e Arbex irão comentar a produção de duas obras da jornalista: “Holocausto Brasileiro” e “Cova 312”. Antes de se tornarem livros, foram séries de reportagens publicadas no jornal Tribuna de Minas.

Na primeira, a repórter denuncia um dos maiores genocídios do Brasil, no hospital Colônia, em Minas Gerais. O centro recebia pacientes com diagnóstico de doença mental e todo tipo de gente considerada fora dos padrões sociais. Essas pessoas eram maltratadas e mortas com consentimento do Estado e de médicos. Apesar das denúncias feitas a partir da década de 1960, mais de 60 mil internos morreram e um número incontável de vidas foi marcado de maneira irreversível.

Em Cova 312, Arbex investigou a história real de como as Forças Armadas mataram por tortura um jovem militante político, forjaram seu suicídio e sumiram com seu corpo. Na obra, a jornalista reconstitui a vida do jovem, de seus companheiros e da família até sua morte e desaparecimento. 

As reportagens podem ser encontradas neste link. “Jornalismo Essencial - Diálogos” será transmitido pelo Youtube e Facebook da Abraji, na terça, 13.abr.2021, às 19h. 

Repositório de lives

No primeiro programa, Marcelo Beraba entrevistou Rubens Valente. Os jornalistas conversaram sobre a essência da profissão e analisaram três reportagens do convidado. Natália Viana foi a segunda participante da série, com duas reportagens comentadas. 
Já na última transmissão, o fundador da Abraji recebeu a repórter especial do Valor Econômico, Daniela Chiaretti. Foram analisadas três reportagens: “Expedição ao Ártico”, “Madrugada triste foi aquela” e “Índios ameaçam guerra contra Belo Monte”. 
Para facilitar o acesso aos encontros virtuais e ao material exibido, foi criado um repositório dos programas já transmitidos. Confira aqui. 


 

Assinatura Abraji