• 12.05
  • 2014
  • 10:06
  • -

Curso on-line e gratuito de introdução ao jornalismo de dados começa 19 de maio

No próximo 19 de maio, começa o MOOC (Massive Open Online Course) de Jornalismo de Dados realizado pelo Centro Europeu de Jornalismo e patrocinado pelo Google, pelo Ministério de Educação e Ciência da Holanda e pela African Media Initiative.

Qualquer pessoa com acesso à internet e que entenda inglês pode se inscrever e participar gratuitamente. O curso será ministrado por Simon Rogers, editor de dados do Twitter; Paul Bradshaw, coordenador do mestrado de Jornalismo Online da Universidade Birmingham City; Steve Doig, vencedor do Pulitzer de 1993 e detentor da Cátedra Knight da escola de jornalismo da Universidade Estadual do Arizona; Nicolas Kayser-Bril, fundador e CEO da startup de jornalismo de dados Journalism++; e Alberto Cairo, professor da Universidade de Miami.

Apoio presencial no Brasil

Se você mora em São Paulo, Porto Alegre ou Bauru (SP), você também poderá se encontrar, uma vez por semana, com outros inscritos nos grupos locais de aprendizado facilitados pela Escola de Dados, W3C Brasil, Abraji, HacksHackersSP, Editora Abril, PUCRS e UNESP. O objetivo dos encontros presenciais, também gratuitos, é tirar dúvidas com os monitores e se manter em dia com as tarefas.

Inscreva-se no grupo de aprendizado da Escola de Dados no site do curso

Jornalismo de quê?

Você já deve ter ouvido o termo "Jornalismo de dados". São diversos os significados dependendo com quem se conversa. Para alguns, é o jornalismo investigativo que se baseia em bases de dados, o "Jornalismo de Precisão". Para outros, é a interseção entre ciência da computação, jornalismo e design. Muitos acreditam que é o mesmo jornalismo de sempre, mas aproveitando-se de ferramentas tecnológicas. Qualquer que seja sua definição, é um fenômeno real e que está provocando boas revoluções em redações no mundo inteiro. The New York Times, The Guardian, Los Angeles Times e muitos outros jornais já possuem equipes especializadas em jornalismo de dados.

Programa do curso

São cinco módulos, um por semana. O primeiro módulo discutirá Jornalismo de dados nas redações; o segundo vai explorar como encontrar dados para sustentar suas histórias; na terceira semana o curso vai apresentar formas de cavar pautas por meio da análise de dados; o quarto módulo explicará como lidar com dados confusos e inconsistentes e, na última semana, vamos entender como contar histórias fazendo a visualização dos dados que coletamos durante a produção de nossas reportagens.

Ao fim de cinco semanas, os alunos saberão como encontrar, analisar, limpar e visualizar dados relevantes para suas reportagens. Cada módulo será dividido em quatro seções. Cada seção terá um vídeo de 15 minutos. Cada aluno deve dedicar, em média, quatro horas semanais para o curso.

Assinatura Abraji