• 09.06
  • 2011
  • 13:01
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Curso do 6º Congresso mostra como utilizar internet para promover transparência pública

O jornalista norte-americano Bill Allison vem ao 6º  Congresso da Abraji para compartilhar as experiências da Sunlight Foundation em promover transparência pública pelo uso da internet, no curso “Como usar tecnologia e técnicas de reportagem para criar transparência”.

A fundação , da qual Allison é diretor editorial, trabalha pressionando diretamente o governo. Diferentemente do Brasil, os Estados Unidos autorizam e regulam a atividade de  lobby - e a Sunlight usa desse expediente para garantir e promover transparência dentro do Congresso. Além disso, técnicas jornalísticas são usadas para descobrir informações e torná-las públicas pela internet.

Bill Allison argumenta que a transparência é fundamental porque permite a todos fiscalizar o poder. “Eu costumo pensar nisso em termos de responsabilização - a única maneira de manter os funcionários do governo responsáveis é saber o que eles estão fazendo”. Allison vai além dizendo que se a sociedade desconhece as informações e não participa do debate sobre decisões públicas, os governantes podem tomá-las de maneira superficial.

Em seu curso ele pretende mostrar mecanismos de promoção da transparência em locais onde a publicidade de dados públicos não é a regra - como no Brasil, por exemplo, país que ainda não aprovou uma lei de acesso. Allison também irá mostrar como instituições norte-americanas como a Sunlight Foundation podem ajudar jornalistas estrangeiros a fazer melhor seu trabalho.

 

Leia abaixo a entrevista na qual Bill Allison detalha o funcionamento da fundação:

Abraji: Como a Sunlight Foundation trabalha?
Bill Allisson: A Sunlight Foundation é um grupo de desenvolvedores, jornalistas e políticos que trabalham para tornar o governo mais transparente. Fazemos lobby junto ao governo, usamos técnicas de reportagem investigativa para descobrir informações que devem ser feitas  públicas rotineiramente, e usamos a tecnologia e a Internet para tornar essas informações mais acessíveis ao público.

Abraji: Qual é o grande diferencial da Fundação?
Bill Allison: Provavelmente, a marca da Sunlight Foundation é a nossa insistência no uso da internet para o  acesso a informação pública. Quando encontramos conjuntos de dados ou documentos os disponibilizamos on-line para que qualquer pessoa possa baixá-los ou utilizá-los. Dois dos nossos maiores projetos são os sites Foreignlobbying.org, que acompanha a ação de lobistas contratados por governos estrangeiros, partidos políticos e outros, para pressionar o governo dos EUA, e o site PoliticalPartyTime.org, que rastreia informações sobre os eventos de angariação de fundos para os membros do Congresso. Nós tornamos os dados dos dois projetos acessíveis para qualquer pessoa que queira baixá-los.

Abraji: Como jornalistas podem utilizar essa experiência no trabalho?
Bill Allison: Nós pensamos em notícias como um negócio competitivo e, muitas vezes tratamos as informações que reunimos como uma mercadoria. Eu não sei quantas vezes eu ouvi  repórteres se referirem a registros públicos que tenham obtido do governo como "meus dados", quando realmente a informação é do público. Compartilhamento de dados não significa perdê-los, significa torná-los mais valioso, conforme outros os utilizam para encontrar novas histórias.

Abraji: A Sunlight Foundation usa muito a internet em seu trabalho. Qual é a maior vantagem dessa plataforma, em sua opinião?
Bill Allison: É uma forma muito barata de compartilhar informações e permite formatos variados. O que permite que tanto alguém tão “tecnicamente não sofisticado” como a minha mãe, quanto um desenvolvedor de computadores possa encontrar informações que são importantes para eles.

Abraji: Por que a transparência pública é tão importante?  
Bill Allison: Eu costumo pensar nisto em termos de responsabilização - a única maneira de manter os funcionários do governo responsáveis, é saber o que eles estão fazendo. Mas há outras razões até mais importantes. Você não pode decidir para onde está indo como sociedade a menos que você tenha informações precisas sobre onde você está. Você não pode avaliar se um programa é eficaz ou se custa muito ou se poderia ser melhorado ou se precisa ser ampliado, a menos que você tenha informações precisas sobre isso. Quando apenas uns poucos têm essa informação, e o público não, há uma probabilidade muito maior de que o governo tome decisões rasas.

Abraji: O que os participantes podem esperar do seu curso no 6º Congresso Abraji?
Bill Allison: Eu espero que eles tenham algumas idéias de quais podem ser usados para criar transparência onde não há divulgação. Mostrarei, como exemplo, alguns sites que fazem isso nos EUA. Também espero despertar um debate sobre como as instituições dos EUA, como a Sunlight Foundation, podem ajudar jornalistas estrangeiros a fazerem melhor seu trabalho.

 

6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando: 30 de junho a 2 de julho de 2011
Onde: São Paulo - Universidade Anhembi Morumbi - campus Vila Olímpia - unidade 7 (Rua Casa do Ator, 275)
Inscrições: http://bit.ly/6congresso 

 

Assinatura Abraji