• 04.12
  • 2006
  • 08:59
  • -

Curso de RAC da Abraji é bem avaliado no Rio

Nos dias 27 e 28 de novembro, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) promoveu um curso para 24 jornalistas de O Globo e Extra sobre Reportagem com Auxílio do Computador (RAC), no Rio de Janeiro. O treinamento foi considerado “bom” ou “muito bom” por 100% dos participantes. Foram apresentadas técnicas de navegação avançada na Internet — com dicas para extrair o máximo do buscador Google e navegar nos 70% de páginas da web que não são alcançados por mecanismos de busca —, Excel aplicado ao jornalismo e introdução ao uso de banco de dados.

O treinamento foi ministrado pelo vice-presidente da Abraji, José Roberto de Toledo, e contou com um depoimento de Angelina Nunes, diretora da entidade, sobre o uso de RAC na série de reportagens denominada “Os homens de bens da Alerj”, que ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo 2004.

De acordo com a avaliação realizada no final dos dois dias, todos os participantes consideram o treinamento “bom” ou “muito bom” na qualidade e adequação do conteúdo, relevância para seu crescimento profissional, material didático, domínio de conteúdo dos instrutores e facilidade de comunicação e relacionamento com a turma.

O levantamento sobre o curso também registrou comentários pontuais. Para grande parte dos participantes, o uso do Excel deveria ser um pré-requisito no treinamento de RAC, e muitos solicitaram aulas específicas do programa antes das primeiras instruções do uso de banco de dados nas reportagens. Eles reconheceram que esse tipo de curso é fundamental na formação dos repórteres e que a técnica deveria ser mais utilizada no dia-a-dia das redações. Apesar disso, alguns afirmaram que não tem acesso ao Excel em seus locais de trabalho. E muitos também disseram que a carga horária do treinamento deveria ser maior.

Para 2007, a Abraji já está organizando outros cursos de RAC em redações de jornais. Fique atento à programação de eventos aqui no site.

Assinatura Abraji