Curso de políticas públicas para jornalistas tem inscrições abertas
  • 15.09
  • 2021
  • 12:40
  • Abraji

Formação

Curso de políticas públicas para jornalistas tem inscrições abertas

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) anunciam, nesta quarta-feira (15.set.2021), um curso on-line gratuito sobre políticas públicas voltado para jornalistas. Devido à grande procura e ao entendimento da relevância do tema para os jornalistas, o curso não terá mais o limite de vagas, mas as inscrições só vão até 29.set.2021.

Inscreva-se aqui

A iniciativa conjunta busca preencher uma lacuna na capacitação de jornalistas para a compreensão do ciclo das políticas públicas baseadas em evidências, desde seu desenho, passando pela implementação até a avaliação.

Nas aulas, especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental vão abordar os conceitos-chave da governança pública, casos exemplares, órgãos responsáveis e indicadores essenciais para a avaliação das políticas públicas. A ideia é apresentar aos profissionais de imprensa perspectivas de quem lida diretamente com o assunto, demonstrando a atuação dos servidores e órgãos do Estado enquanto fontes para o jornalismo.

Ao todo, serão ministradas oito aulas síncronas, com cerca de 1h de duração cada uma. As transmissões vão acontecer em um link exclusivo para os participantes, a partir do dia 4.out.2021.

Conteúdo programático

AULA 1 - Introdução ao curso e às Políticas Públicas. Politics vs Policy
04.out.2021, 19h

AULA 2 - Prólogo – indicadores e as variáveis relevantes
04.out.2021, 20h    

AULA 3 - Começando pelo Fim – qual o propósito?     
11.out.2021, 19h    

AULA 4 - Mapeando os meios: relacionando Serviços Públicos existentes ou novos
11.out.2021, 20h    

AULA 5 - Desenhando e dimensionando a ação
18.out.2021, 20h     

AULA 6 -  Implementando as Políticas Públicas
18.out.2021, 20h    

AULA 7 - Mapeando e dimensionando os insumos necessários
25.out.2021, 19h    

AULA 8 - Avaliação: Feedback e acompanhamento continuado
25.out.2021, 20h    


Instrutores

  • Celina Pereira
    Doutoranda e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Desde 2008, integra a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atuou no Gabinete Presidencial, na Casa Civil da Presidência da República, nos Ministérios da Educação, da Justiça, da Economia, no Governo do Estado de Minas Gerais e na Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente, trabalha com políticas antitruste no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Viveu três anos na França para aprofundamento nos campos de Ciência Política, Gestão Pública e História, na École Nationale d’Administration (ENA), na Sorbonne Université (Inter-Ages), na École du Musée du Louvre e no Palais Royal. Em Paris, foi consultora da OCDE, na Diretoria de Gestão Pública.
     
  • Marcelo Gonçalves
    Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Ciência Política pela Universidade de Brasília. É mestre em políticas públicas pela Universidade da Califórnia, San Diego (2018). E, atualmente, é doutorando em Políticas Públicas na Duke University. Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) desde 2006. Já desempenhou diversas funções no governo federal, tendo ocupado cargos de assessoria e direção no Ministério do Trabalho, no antigo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Presidência da República), no Ministério de Direitos Humanos e no Ministério de Desenvolvimento Social, atual Ministério da Cidadania.
     
  • Pedro Pontual
    Formado em Engenharia Elétrica pela UnB, especialista em Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável pela EPFL, mestre em Políticas Públicas pela Indiana University e mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Ingressou na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em 2006, tendo atuado na Secretaria Especial dos Direitos Humanos, na Comissão Nacional da Verdade, na Enap, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, onde monitorou os preparativos para a Olimpíada Rio 2016. Atualmente trabalha em gestão da informação no Ministério da Economia.
     
  • Rafael Almeida
    É especialista em políticas públicas formado pela Fundação João Pinheiro e ENAP. Tem experiência nas três esferas de governo e em organismos internacionais, tendo implementado projetos de larga escala no Sistema Único de Saúde, onde também trabalhou como gestor do SUS, em respostas a surtos epidêmicos, como os de Dengue e Zika. É mestre em administração pública pela Princeton University e está terminando o Doutorado em Saúde Pública na Harvard University.
     
  • Virgínia Bracarense Lopes
    Especialista em Direito Público pela da PUC-MG (2015), bacharel em Direito pela UFMG (2007) e bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro do Estado de Minas Gerais (2005). Cursando o Master em Liderança e Gestão Pública, do CLP (turma 7). Ganhadora do Prêmio Espírito Público 2019 na categoria Gente, Gestão e Finanças Públicas. Membro da Rede de Líderes MLG. Servidora pública da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal. Atuou no Ministério da Economia, no projeto de criação e implantação da Central de Compras, unidade que dirigiu, desenvolveu e implantou projetos premiados e que se tornaram referência como Compra Direta de Passagens Aéreas, TáxiGov e Almoxarifado Virtual. Atualmente, é Superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, do Centro de Serviços Compartilhados, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. É professora na Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro. Autora de artigo do Livro Inteligência e Inovação em Contratação Pública, da Editora Fórum, 2020.

    Atualização em: 23.set.2021

Assinatura Abraji