• 04.08
  • 2015
  • 08:21
  • Actantes

Curso de criptografia voltado para o jornalismo está com inscrições abertas

Diante de um mundo onde a busca pela notícia bate de frente com interesses corporativos e estatais, onde a coerção e a falta de tranparência são inimigos reais do bom jornalismo, a criptografia é uma arma essencial.

Partindo dessa premissa a ACTANTES e a ThoughtWorks Brasil realizarão o curso de técnicas de proteção da comunicação e navegação segura voltado para jornalistas, coletivos de comunicação e estudantes de jornalismo. O curso tem como objetivo compartilhar com os seus participantes informações cruciais sobre segurança da informação permitindo identificar ameaças e utilizar medidas eficazes para proteger a interface digital do seu ambiente de trabalho por meio das ferramentas de criptografia. Batizado de Criptomídia, o curso abordará o funcionamento da web e dos e-mails, passando pelas suas vulnerabilidades, tipos de ataque/interceptação das comunicações, até o funcionamento dos tipos de criptografia computacional existentes.

 

Especialmente vulneráveis

Independente do perfil individual, procedência ou ofício desempenhado, todos estamos tecnicamente vulneráveis à interceptação dos nossos dados pessoais enquanto interagimos com qualquer mínimo elemento conectado à rede mundial de computadores – a ameaça pode partir de algum indivíduo malicioso que trabalha sozinho através de simples “exploits” por conta de alguma questão diretamente ligada ao alvo ou de grandes corporações que dispõem de sofisticados programas para mineração de dados privativos com centenas de linhas de código armazenando perfís em massa e revendendo essas informações a diferentes clientes em diferentes ramos de negócio.

Jornalistas e midialivristas em especial são um alvo em potencial justamente por seu ofício lidar com pautas sensíveis que envolvem interesses delicados. Um flagrante visualmente documentado ou um relato bem embasado em fontes seguras e fatos concretos pode transformar a opinião pública sobre um determinado assunto por conta de uma guinada de perspectiva. Um grande poder de fogo mas que raramente dispõe dos necessários escudos que as ferramentas de criptografia e uma cultura de segurança certamente poderiam lhe prover.

 

Bem-vindo ao CriptoMídia

Além de auxiliar jornalistas a imergir dentro deste universo ainda pouco conhecido, a separar fatos e mitos sobre alguns recursos da internet, e proporcionando uma melhor perspectiva sobre suas prioridades de segurança, o curso também pretende tratar dos paradigmas e das implicações sociais, políticas e econômicas que tornaram a existência dessas ferramentas indispensável para garantir a integridade da troca de informações, possibilitando aos participantes a disseminação dessas técnicas em seus espaços de convivência, ampliando ainda mais a suas redes de comunicação segura.

Resta apenas 1 turma com 20 alunos para participar dos 4 módulos de 3 horas aos sábados na sede da Actantes que fica na sala 04 da Rua Conselheiro Ramalho, 945, Bela Vista – São Paulo/SP . O curso CriptoMídia é gratuito e as aulas da última turma começam no dia 8 de agosto. Detalhes sobre o curso como os módulos, datas e horários, bem como as inscrições, estão disponíveis em actantes.org.br/criptomidia.

Assinatura Abraji