• 01.06
  • 2005
  • 14:07
  • MarceloSoares

Curso de cobertura investigativa de administrações municipais, em São Paulo

A Abraji promove, no dia 18 de junho (um sábado), um curso de cobertura investigativa de administrações municipais, com o jornalista Evandro Spinelli. No curso, serão abordadas diversas técnicas de acompanhamento e fiscalização de atos do poder público municipal, usando ferramentas de reportagem com o auxílio do computador e documentos públicos.

O curso de São Paulo ocorrerá na sede da Abraji (Rego Freitas, 454/8º andar - São Paulo), das 9h às 18h. As vagas são limitadas a 25 alunos. Posteriormente, serão programados cursos semelhantes no Rio e, mediante demanda, em outras cidades.

A taxa de inscrição será de R$ 50 para sócios da Abraji em dia com a anuidade e de R$ 80 para não-sócios. O pagamento é antecipado. Escreva para [email protected] enviando seus dados, para saber sobre os procedimentos de depósito. Para mais informações, telefone para (11) 3214-3766, ramal 205.



Confira abaixo um breve currículo do ministrante e o programa do curso:

Evandro Spinelli, 33 anos, atua há nove anos no jornalismo. É repórter de política e administração pública do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto. Foi repórter da Folha de S.Paulo no caderno Folha Ribeirão e, por um curto período, na Sucursal de Brasília do jornal. Atuou em importantes coberturas como a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a campanha presidencial de 2002 e as campanhas para prefeito em 2000, que elegeu Antônio Palocci Filho, e 2004. Trabalhou também como repórter e editor no jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto. Antes, foi assessor da Câmara Municipal de Ribeirão Preto e da Prefeitura de Matão. Também é formado em Processamento de Dados e monitor de cursos de RAC (Reportagem Auxiliada por Computador).


Programa do curso:

O curso tem o objetivo de dar subsídios técnicos aos jornalistas envolvidos na cobertura de órgãos públicos, especialmente prefeituras, sobre como identificar e desenvolver pautas em fatos muitas vezes corriqueiros e sobre como investigar temas complexos envolvendo governos e administração pública. Os temas são abordados de maneira teórica e também analisando casos concretos, muitos deles investigados pelo próprio monitor do curso.


a.. O que é jornalismo investigativo
b.. O que dizem as leis (LRF, Licitações, etc.)
c.. Corrupção - como descobrir
d.. Como explorar os Diários Oficiais
e.. Como identificar manipulação de dados financeiros
f.. Como analisar orçamentos públicos
g.. Acesso a documentos públicos
h.. Como lidar com fontes na política
i.. O acompanhamento de projetos de lei
j.. Como analisar licitações, editais e contratos
k.. Como montar bancos de dados com informações úteis para a cobertura de administração pública
l.. As relações dos doadores de campanha com os governos
m.. As promessas de campanha e os governos
Assinatura Abraji