CruzaGrafos recebe atualização com mais de 28 milhões de registros da dívida ativa da União
  • 12.09
  • 2023
  • 12:00
  • Abraji

Acesso à Informação

CruzaGrafos recebe atualização com mais de 28 milhões de registros da dívida ativa da União

O CruzaGrafos é uma ferramenta gráfica, de software livre, que permite verificações cruzadas e investigações avançadas de dados públicos. O projeto existe desde 2020 e é fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Brasil.IO, com o apoio da Google News Initiative.

Na última semana, a ferramenta recebeu mais uma atualização, enriquecendo sua base de informações com mais de 28 milhões de registros de dívidas ativas com a União. 

Interligando diversas informações em uma teia de relacionamentos, o CruzaGrafos possibilita a visualização de dados públicos em forma de grafos, fazendo com que pesquisas acadêmicas e investigações jornalísticas sejam feitas de forma mais prática e visual.

Conheça as bases de dados que podem ser encontradas no CruzaGrafos

  • Empresas do Brasil 

Versão mais atual de todos os CNPJs inscritos na Receita Federal. São 54.685.085 registros de empresas e 27.905.260 registros de pessoas (sócios, diretores, representantes legais, conselheiros de administração etc.)

  • Candidaturas em eleições

Informações de candidatos nas eleições de 2014, 2016, 2018, 2020 e 2022. No total, são 1.140.433 candidaturas. Os dados foram extraídos da base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  • Autos de infração no Ibama 

São 524.296 autuações ambientais lavradas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que podem ser cruzadas por nome, CPF e CNPJ.

  • Dívida ativa da União

Com a última atualização, o CruzaGrafos foi incrementado com os dados da dívida ativa da União, obtidos por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. São três tipos de dívidas que as empresas podem possuir e estão presentes na ferramenta:

  • Dívidas com o FGTS: 409.829 registros
  • Dívidas previdenciárias: 5.919.796 registros
  • Dívidas não previdenciárias: 22.478.014 registros

Veja no vídeo abaixo como utilizar o CruzaGrafos e explorar as bases de dados recém incluídas na ferramenta

 

Como acessar o CruzaGrafos

Quem é associado(a) à Abraji tem acesso direto à ferramenta utilizando o mesmo e-mail e senha já cadastrados.

Para aqueles que não são associados(as), o acesso também é possível, desde que cumpram os seguintes requisitos:

  1. Não possuir vínculos profissionais exclusivos com partidos políticos, órgãos do poder Executivo ou Legislativo, ou com organizações que promovam lobby empresarial.
  2. Concordar com os Termos de Uso do projeto.
  3. Concordar com a nossa Política de Privacidade.

A solicitação pode ser feita neste formulário. Após a solicitação, que geralmente é processada em até 24 horas durante dias úteis, as pessoas que atenderem a esses critérios de acesso receberão uma senha por e-mail.

Deseja se associar à Abraji? Acesse abraji.org.br/associe-se.

Assinatura Abraji