CruzaGrafos passa a permitir investigações de todas as empresas inscritas na Receita e políticos desde 2014
  • 12.01
  • 2021
  • 23:43
  • Reinaldo Chaves

CruzaGrafos passa a permitir investigações de todas as empresas inscritas na Receita e políticos desde 2014

O projeto CruzaGrafos completou a implantação dos dados de todas as empresas do Brasil inscritas na Receita Federal – atualmente 43,9 milhões de CNPJs. E também terminou a inclusão de informações de candidaturas políticas de 2014, 2016, 2018 e 2020, um total de 1,1 milhão de pessoas que disputaram cargos públicos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considerando assim empresas, seus sócios e candidaturas, o projeto tem agora 70,7 milhões de dados.

A iniciativa, que permite investigar relações de poder e redes de interesses de forma visual, sem a necessidade de ser especialista em ciência de dados, foi lançada em novembro de 2020 com apenas 29,4 milhões de registros e agora terminou a implantação das bases principais. É um trabalho feito pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e pelo Brasil.IO, com o apoio da Google News Initiative. O CruzaGrafos, em poucas palavras, é uma ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, ao possibilitar a visualização de relações em grafos, que permitem interligar diversas informações em uma espécie de teia.

“O Brasil tem muita informação pública e aberta, que são as fontes de dados do CruzaGrafos, porém, na maioria das vezes, estão dispersas, em formatos de arquivos ruins para leitura por máquinas, sem orientação de uso ou com tamanhos enormes que não abrem em computadores comuns. Nosso projeto captura, limpa, estrutura e analisa esse oceano de informação e deixa pronto para o estudo de jornalistas e pesquisadores”, comenta Reinaldo Chaves, coordenador de projetos na Abraji.


Caminho para investigações

E a consulta das informações no projeto da Abraji e Brasil.IO é feita toda com o auxílio da teoria matemática dos grafos. A equipe do programador e ativista de transparência Álvaro Justen, o Turicas, criou scripts que cruzam as informações da Receita e do TSE em tempo real e permitem sua visualização em grafos.

Na matemática, a teoria dos grafos permite encontrar as relações entre os objetos de um determinado conjunto. Nesse caso, as conexões entre vértices e arestas que os grafos mostram podem ser utilizadas para investigar grandes bancos de dados de forma visual e interativa. Assim, é possível estabelecer o elo entre empresas, políticos, pagamentos, obras públicas, entre outros dados. Essa teia pode ser explorada e visualizada com o auxílio de grafos.

“Isso permite fazer cruzamentos entre bases de dados com milhões de linhas e ver essas relações nos grafos na tela. São tarefas complexas que agora estão mais acessíveis - não é necessário ser cientista de dados para fazer isso”, diz Justen.


Confira o que é possível fazer na ferramenta

  • Procurar todas as empresas ligadas a um político/candidato a cargo público nas quais ele ou ela seja sócio(a) ou administrador(a). E o mesmo com pessoas de interesse público;
  • Nessas empresas ver quais são os outros sócios(as);
  • Verificar também a rede proximidade desses sócios(as), isto é, de quais outras empresas eles são sócios(as) e os outros respectivos sócios(as), em diferentes graus de proximidade;
  • Descobrir se o caminho que separa uma pessoa/empresa de outra pessoa/empresa é curto ou se existe realmente;
  • Tendo de antemão a lista de parentes ou assessores de políticos ou de pessoas de interesse público, saber se eles têm empresas (tática que poderia ser usada para encobrir patrimônio, por exemplo);
  • Verificar se político(a) ou candidato(a) nas eleições têm empresas de ramos econômicos possivelmente conflitantes com seu cargo público;
  • Saber se um político(a)/candidato(a) ou pessoa de interesse público têm várias empresas em seu nome do mesmo ramo e/ou com nomes semelhantes (tática que poderia ser usada para lavagem, por exemplo).


E com esse tipo de informações continuar a apuração em temas como:

  • Na Receita colher também outras informações, com o uso do número de CNPJ, como o endereço da empresa e valor de seu capital social. Essas informações podem mostrar indícios de discrepância, por exemplo se ela ganha uma grande licitação. No Google Street View é possível ainda buscar se há uma imagem recente da empresa para ver sua fachada e vizinhança;
  • Nos tribunais ou no projeto Publique-se, desenvolvido pela Abraji, verificar se existem processos judiciais que citem pessoas ou as empresas;
  • Verificar se as empresas de interesse possuem licitações, convênios e contratos listados nos portais de transparência federal, estaduais ou municipais;
  • Fazer uma busca em cartórios para saber se as pessoas encontradas têm propriedades e onde;
  • Saber se as empresas de interesse possuem dívidas ativas ou estão em cadastros de punições ambientais ou de direitos trabalhistas.

Veja vídeo tutorial com legendas em português, inglês e espanhol:

O que vem por aí

No dia 19.jan.2021 a Abraji e o Brasil.IO também vão lançar um newsletter gratuita do projeto CruzaGrafos para discutir técnicas de investigação jornalística baseadas em evidências, dados, cruzamentos de informações que usem fontes abertas de informações.

Serão discutidos casos reais no noticiário que podem ter o CruzaGrafos como ferramenta auxiliar e também temas de conformidade, compliance e checagem de informações. Será feita uma espécie de “engenharia reversa” de grandes investigações jornalísticas, isto é, mostrar onde as informações podem ser encontradas em determinados casos - e claro, essas mesmas técnicas podem depois ser replicadas em outras investigações com outras pessoas e empresas.

"Não há nenhuma avaliação de mérito do conteúdo das bases de dados por parte do CruzaGrafos, da Abraji, do Brasil.IO ou dos profissionais envolvidos neste projeto. Indícios de condutas ilícitas devem ser checados com fontes e mais informações e o fato de qualquer pessoa ser investigada não significa que ela é culpada. Todos os dados devem ser checados, inclusive com os políticos e empresas citados. Sempre deve-se ter cuidado com pessoas e empresas homônimas", ressalta Chaves.

A newsletter semanal será enviada para os atuais usuários do CruzaGrafos e associadas e associados da Abraji. Quem desejar se inscrever para receber pode também se registrar aqui.

E ainda em janeiro a Abraji e o Brasil.IO vão divulgar as condições de um programa de treinamentos em redações, universidades e com freelancers sobre o uso do CruzaGrafos. Quem quiser mais informações ou fazer pré-inscrições pode escrever para [email protected].


Como acessar

Quem já é associada ou associado da Abraji já teve o acesso liberado à ferramenta - basta digitar seu e-mail e senha cadastrados. O acesso para não associadas e associadas da Abraji é permitido desde que respondam a um formulário e atendam aos critérios abaixo:

  • Não possuir vinculação profissional dependente exclusivamente com partidos políticos, com algum órgão de um dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ou com entidades que promovam lobby empresarial;
  • Estar de acordo com os Termos de Uso do projeto;
  • Estar de acordo com nossa Política de Privacidade.

Em até 24h (em dias úteis) o pedido será respondido. As pessoas que estiverem dentro dos critérios de uso receberão uma senha por e-mail. O acesso é liberado por 30 dias gratuitamente - após isso será cobrado R$ 30 por mês. Não brasileiros ou residentes no exterior podem clicar na versão em espanhol e em inglês neste link.

A Abraji é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos o aprimoramento profissional dos jornalistas e a difusão dos conceitos e técnicas da reportagem investigativa. Seus pilares são a formação profissional, a defesa da liberdade de expressão e o direito de acesso a informações públicas.

O Brasil.IO tem como missão tornar acessíveis os dados brasileiros de interesse público e tem como valores principais a transparência e a colaboração. Dessa maneira, tudo o que se produz na iniciativa pode ser verificável. Além de disponibilizar os dados em formatos abertos, o software é livre e tudo é desenvolvido de maneira colaborativa.

Quem quiser se associar na Abraji pode ver os passos neste link e aqui como apoiar o Brasil.IO.

Email de contato: [email protected]

::clique aqui para saber detalhes sobre o projeto e como usar a ferramenta::

Assinatura Abraji