- 01.04
- 2011
- 17:16
- -
Cristiana Lôbo discutirá cobertura política no 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Cristiana Lôbo cancelou no dia 18 de maio a sua participação no 6º Congresso. No entanto, a mesa “Desafios do jornalismo político: como ir além dos escândalos e da burocracia partidária” ocorrerá com a presença de Gerson Camarotti (O Globo) e Alon Feuerwerker (Correio Braziliense).
---
A jornalista Cristiana Lôbo trabalha com cobertura política desde os tempos em que João Figueiredo ainda estava no poder. De lá para cá pôde acompanhar o restabelecimento da democracia e uma nova era do jornalismo, com o fim da censura.
No 6º Congresso de Jornalismo Investigativo, ela trará toda a sua experiência no meio para discutir jornalismo político no Brasil para a mesa “Desafios do jornalismo político: como ir além dos escândalos e da burocracia partidária”. Lôbo vê uma contínua evolução na cobertura jornalística, principalmente com o surgimento de muitos blogs, o que permite um jornalismo mais independente, segundo ela. “Ainda existem casos de políticos que chegam com a história ‘eu conheço seu chefe, sou amigo dele’”, conta. A cobertura estadual também é bem vista pela palestrante. Ela aconselha: “precisamos passar um olhar mais atento, há muito trabalho que é de se admirar”.
No entanto ainda há muito que não é discutido. Ela pretende levantar o debate que vai além de escândalos pessoais e questiona como o sistema político brasileiro permite o enriquecimento de muitos congressistas.
Lôbo adianta que esperará a participação ativa de todos os participantes na mesa de discussões. “As pessoas que queiram participar, venham com questionamentos, idéias novas, ponderações, podemos encontrar novas soluções”, afirma. E brinca “os congressistas podem esperar ficar de orelhas quentes”.
6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando: 30 de junho a 2 de julho de 2011
Onde: São Paulo - Universidade Anhembi Morumbi - campus Vila Olímpia - unidade 7 (Rua Casa do Ator, 275)
Inscrições: http://bit.ly/6congresso