• 11.04
  • 2011
  • 11:54
  • -

Criador do primeiro jornal para tablet do Brasil discute futuro do jornalismo no 6º Congresso da Abraji

O primeiro jornal exclusivo para tablets do Brasil acaba de nascer. O “Brasil 247”, que tem o curioso nome derivado do slogan “24 horas por dia, 7 dias por semana”, atingiu a respeitável marca de 10 mil downloads na semana de estréia, a partir de 14 de março. Leonardo Attuch, um dos criadores do jornal, vem ao 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo mostrar aos participantes os desafios e dificuldades de fazer jornalismo diante das novas tecnologias.

Com a experiência adquirida na revista IstoÉ, no jornal “Estado de Minas” e no recém-criado aplicativo, debaterá o futuro do jornalismo. Uma das questões que têm mais se repetido atualmente é como as publicações serão financiadas. Ele afirma que a renda do jornal vem apenas de publicidade e que o conteúdo nunca será cobrado. Segundo ele, os grandes diferenciais do “Brasil 247” para os demais meios jornalísticos são os fatos de terem dois fechamentos diários, reportagens abertas a todos interessados e conteúdo com uma linguagem diferenciada. “O que nós fazemos é metade informação e metade entretenimento”, diz. Para obter essa forma mais dinâmica de comunicação, utilizam uma linguagem mais jovem e vídeos.

É justamente esse aspecto que o painel “O jornalismo e os tablets: quando a forma é o conteúdo” pretende discutir no 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo: quais as mudanças que o conteúdo jornalístico sofre ao ser deslocado para novas plataformas.

Para Attuch, a mídia está em um momento de transição e as mídias sociais caminham para se tornarem imprescindíveis. Segundo ele, uma imprensa mais abrangente e diversificada nos espera, na qual o conteúdo gratuito prevalecerá. Mas pondera: “talvez os veículos tradicionais não estejam preparados para isso”.

O jornalista acredita que é preciso “enxergar o futuro antes que ele nos engula”. Attuch vai tentar mostrar um pouco do que vem por aí aos participantes do 6º Congresso, na palestra sobre jornalismo e tablets. 

 

6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando: 30 de junho a 2 de julho de 2011
Onde: São Paulo - Universidade Anhembi Morumbi - campus Vila Olímpia - unidade 7 (Rua Casa do Ator, 275)
Inscrições: http://bit.ly/6congresso 

 

 

 

Assinatura Abraji