• 10.11
  • 2004
  • 15:02
  • MarceloSoares

Criado site sobre liberdade de imprensa

VERA PINHEIRO, da ANJ

Entra em funcionamento nesta quinta-feira, 11 de novembro, o site da Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa, uma parceria da ANJ - Associação Nacional de Jornais e da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Representação no Brasil. O site entra no ar em caráter experimental e o lançamento oficial da Rede será em 16 de fevereiro de 2005, durante seminário que se realizará em São Paulo para debater “Direito à privacidade e Liberdade de Imprensa - preservar a privacidade ou garantir a informação?”.

O objetivo da Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa é trocar informações e cooperar em favor da liberdade de imprensa no Brasil, acompanhar a liberdade de imprensa no Brasil e manter contato com entidades congêneres em todo o país e no exterior. As duas instituições vão promover iniciativas para destacar a importância da liberdade de imprensa para a democracia e as liberdades coletivas e individuais, além de apoiar ações e agir contra a impunidade nos casos de crimes praticados contra profissionais no exercício da profissão e veículos de comunicação no Brasil.

A Rede Liberdade de Imprensa será um meio de acesso aos assuntos relacionados à liberdade de imprensa no Brasil e vai difundir amplamente o conceito de que liberdade de imprensa é um bem que pertence à sociedade democrática, e, por isso, deve ser defendido por todos. A ANJ e a UNESCO querem oferecer ampla informação sobre o estado da liberdade de imprensa no país e a respeito da ocorrência de fatos atentatórios, restritivos ou contrários ao livre exercício do jornalismo.

Além das informações institucionais, a Rede contém - dentre outros dados - a íntegra de legislações, indicações de sites de diversas organizações que atuam em defesa da liberdade de imprensa e todos os relatórios produzidos pela Associação Nacional de Jornais desde a criação do seu programa nessa área, em 1997, assim como o relato de ocorrências.

O endereço da Rede em defesa da Liberdade de Imprensa é www.liberdadedeimprensa.org.br e o e-mail para contato é [email protected] .
Assinatura Abraji