• 13.05
  • 2009
  • 14:48
  • Liege Albuquerque

Coordenador de comunicação social é agredido em sala de aula por irmãos do vice-governador do Amazonas


 O coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Gilson Monteiro, foi agredido em sala de aula no último dia 11 por irmãos do vice-governador Omar Aziz (PMN). “Entraram na sala, me derrubaram, me deram socos, pontapés e apontaram para minha cabeça fazendo gestos com as mãos como se estivessem com uma arma”, contou o professor.

Na tarde de 12 de maio, o vice-governador convocou coletiva para afirmar que “condenava a atitude dos irmãos e que eles iriam responder pelo que fizeram”. Aziz afirmou ainda que o professor seria processado para “provar o que afirmou em sala de aula”.

Segundo Monteiro, ele ministrava uma aula sobre a ingerência de políticos locais na publicação de algumas reportagens. “Um dos exemplos que dei foi sobre o fato de o vice-governador ter sido citado no relatório final da CPI da Pedofilia (2004) e seu nome ter sido retirado por influência do senador Artur Virgílio (PSDB)”, relatou. “Nisso, uma sobrinha dele (de Omar Aziz) se levantou e disse que se sentia ofendida pelo exemplo e iria se retirar da sala, ao que não fiz objeção”.

Cerca de meia hora depois, entraram na sala Amim e Mansur Aziz, irmãos de Omar. “Entraram correndo em minha direção, já me agredindo”, afirmou Gilson. O professor fez um boletim de ocorrência na Polícia Federal, pedindo proteção para ele e sua família. “Amanhã (13) vou ao Ministério Público Federal e buscar advogado para processá-los por agressão física e moral”.

Assinatura Abraji