• 20.10
  • 2016
  • 13:57
  • Agência Pública

Conversa Pública debate fact-checking nas eleições municipais

A Casa Pública recebe no próximo sábado representantes de quatro iniciativas de checagem de dados brasileiras.

A próxima Conversa Pública vai colocar as eleições municipais na mira do público com uma conversa sobre sites dedicados a checagem (fact-checking) das falas dos politicos. O evento será no dia 22, sábado, a partir das 16h, na Casa Pública.

Através do projeto Truco, a Agência Pública fica de olho no discurso dos candidatos a prefeito em cinco capitais: Belém, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Para falar um pouco sobre essa cobertura, a Pública convida outros sites de checagem para uma conversa ao vivo na Casa Pública. 

Mediada por Natalia Viana, a conversa conta com a participação de Tai Nalon, fundadora do site Aos Fatos, Cristina Tardáguila criadora da Agência Lupa, além de Mauricio Moraes e Mariah Queiroz, do Truco. Também fará parte da discussão Vinicius Valero Pereira do Valongo, uma nova iniciativa de fact-checking. O Valongo foi criado neste ano para checar as eleições em Cascavel, no oeste do Paraná. Durante esses poucos meses de existência, a organização já sofreu intimidações.

Com novos sites de checagem começando a pipocar pelo Brasil, a Agência Pública abre as portas de sua Casa e convida o público para a discussão sobre o surgimento dessas iniciativas e o papel chave que elas têm em época eleitoral.

A entrada é livre e gratuita. O evento será transmitido pelo canal youtube.com/apublica.

Confirme presença aqui.

Serviço

Conversa Pública – Fact-checking nas eleições

22/10/2016 – 16h

Casa Pública – Rua Dona Mariana, 81

Evento aberto ao público

Convidados: Tai Nalon, Cristina Tardáguila, Mauricio Moraes, Mariah Queiroz, Vinicius Valero

 

Entrevistadora: Natalia Viana

Assinatura Abraji