Conteúdo do Congresso da Abraji está aberto durante o feriadão
  • 26.09
  • 2020
  • 11:27
  • Abraji

Formação

Conteúdo do Congresso da Abraji está aberto durante o feriadão

Racismo nas redações, meio ambiente, técnicas de apuração, segurança da informação, ferramentas de dados, pandemia, violência contra mulheres, educação midiática e ataques à democracia estão entre os temas discutidos no 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). O evento, que bateu recorde de público, continua aberto para novas inscrições até 12.out.2020. Clique aqui para se inscrever.

Mais de 10 mil jornalistas, estudantes de jornalismo e participantes de outras áreas já se inscreveram. O conteúdo disponível na plataforma é expressivo e requer tempo dos participantes, mas, como na maioria dos cursos remotos, as sessões podem ser assistidas em qualquer horário. Os dois dias do evento principal somaram 34 horas de atividades, sem contar com os vídeos fornecidos pelos patrocinadores. O 2º Domingo de Dados ofereceu 6,3 horas de treinamento e o VII Seminário de Pesquisa discutiu pesquisas acadêmicas por 7,4 horas.

O Congresso contou com 105 painelistas, 17 deles internacionais de países como Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Argentina, Colômbia, Venezuela e Bolívia. 

Para Samuel Lima, jornalista e professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, o Congresso, o Seminário de Pesquisa e o Domingo de Dados se tornaram um espaço privilegiado de troca, aprendizado e de intercâmbio de ideias. 

“O conjunto dos eventos foi espetacular. Esse é um espaço que graduandos, tanto quanto pesquisadores e pesquisadoras de pós-graduação, podem acompanhar questões que envolvem a prática de jornalismo investigativo, e do jornalismo no geral, como forma social de conhecimento humano”, complementa.

Donminique Azevedo dos Santos, do projeto Hiatus, da Bahia, moderadora da mesa Atração e reação: assinatura como modelo de negócio, lembra que o "Congresso da Abraji reiterou o importante papel da profissão, oferecendo uma programação diversa e com a possibilidade de acesso mais democrático”.

Pela primeira vez, devido à pandemia de covid-19, o Congresso e os dois eventos paralelos foram realizados remotamente. O agravamento da crise econômica em virtude do novo coronavírus - que provocou demissões e redução de salários nas redações - também levou a Abraji a deixar as inscrições gratuitas. No entanto, os participantes podem doar qualquer valor para fortalecer o trabalho da associação em defesa da democracia, da liberdade de expressão e de imprensa e do acesso à informação pública.

Aqueles que assistirem a 50% do conteúdo de cada evento poderão gerar o certificado de participação na própria plataforma.

O 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo conta com o patrocínio de Facebook Journalism Project, Google News Initiative, Grupo Globo e Luminate, além de Estadão, Folha de S. Paulo, Itaú, JSK, Poder360, Trust Project, Twitter e UOL, e apoio de mídia de CBN, Correio e Grupo RBS.

O projeto Repórter do Futuro, desenvolvido pela Oboré, fez toda a cobertura jornalística do evento, com o resumo das palestras e entrevistas exclusivas. O planejamento durou mais de quatro meses e envolveu 63 voluntários entre estudantes, recém-formados, jornalistas e coordenadores. Aqui tem o resumo de como o time se preparou.

Serviço

15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
2º Domingo de Dados
VII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo
Email: [email protected]


 

Assinatura Abraji