• 12.07
  • 2010
  • 14:02
  • -

Contas Abertas lança Índice de Transparência, que avalia divulgação de gastos públicos

Na próxima quarta-feira, 14, a associação Contas Abertas lançará o Projeto de Fomento à Transparência nas Contas Públicas Brasileiras. O evento será na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília e contará com a presença do presidente da instituição, Ophir Cavalcante. 

Na ocasião, será divulgado o primeiro “Índice de Transparência”, que avalia como os sites do Executivo Federal e dos Estados estão em relação à divulgação  de seus gastos, atribuindo  notas de zero a dez . A ideia é criar uma competição saudável entre os gestores públicos em prol da transparência e do controle social.

O índice foi produzido por um grupo de especialistas em contas públicas, encabeçado pelao Contas Abertas. O colegiado é responsável por deliberar e aprovar os critérios de criação e avaliação da cesta de indicadores que formam o Índice de Transparência, que considera três temas principais: conteúdo, frequência de atualização e série histórica e usabilidade.

O Comitê de Transparência é composto pelos professores Ricardo Caldas e David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB), Bruno Speck, da Universidade de Campinas (Unicamp), Ciro Biderman, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o jornalista José Roberto de Toledo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a representante da Controladoria-Geral da União (CGU) Vânia Vieira, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, Ernesto Saboia, e o secretário-executivo do Contas Abertas, Gil Castello Branco. 

Desde maio de 2010, vigora a Lei Capiberibe, que obriga os poderes nas esferas municipal, estadual e federal a publicar na Internet, em tempo real, suas receitas e seus gastos, tornando acessíveis a toda e qualquer pessoa informações sobre as contas públicas.

A Lei Capiberibe é um instrumento preventivo no combate à corrupção, pois antecipa informações detalhadas sobre produtos e serviços contratados antes de serem pagos pelos cofres públicos, tornando assim possível o cancelamento ou denúncia de transações irregulares. Trata-se do meio para controlar a aplicação do dinheiro público, cabendo aos responsáveis punir com rigor os que cometem desvios. O Índice de Transparência, portanto, utiliza como base a lei, mas, ao mesmo tempo, estabelece parâmetros que estão além do que determina a legislação.

 

Lançamento do Projeto de Fomento à Transparência nas Contas Públicas Brasileiras

Quando: 14 de julho, 10h30

Onde: sede da OAB em Brasília - SAS Quadra 5 - Lote 1- Bloco M - 3o andar - Plenária

Assinatura Abraji