Conheça os TCCs que serão apresentados no 17º Congresso da Abraji
  • 02.08
  • 2022
  • 20:30
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Conheça os TCCs que serão apresentados no 17º Congresso da Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anuncia, nesta terça-feira (2.ago.2022), os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) selecionados para apresentação no 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o maior encontro de jornalistas do país.

Este ano, a Abraji recebeu 30 TCCs, que foram submetidos à avaliação de pareceristas de todas as regiões do Brasil. Conforme previa o edital de 2022, foi selecionado um trabalho por categoria - dissertação, livro-reportagem e produto jornalístico.

Conheça os TCCs e seus autores:

  • Categoria dissertação: “Cercadinho do Alvorada: uma ameaça ao ethos do jornalista e à liberdade de imprensa” -  Tatiana Oliveira Abreu (RJ)
  • Categoria livro-reportagem: “Depois do deserto: A vida dos brasileiros indocumentados que se arriscam para trabalhar nos Estados Unidos” - Laura Diniz Scofield (SP)
  • Categoria produto jornalístico: “As Histórias não Contadas do Cococi” - Jayanne Rodrigues Sousa (BA)

Informações sobre a participação no 17º Congresso serão compartilhadas por e-mail pela equipe da Abraji.

Em caso de dúvidas, escreva para este email: [email protected].

Sobre o Congresso

Promovido pela Abraji desde 2005, o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece de 3 a 7 de agosto, de forma mista, com quase 100 atividades e mais de 200 palestrantes.

A programação está distribuída em cinco dias, de quarta-feira a domingo. Nos dias 3 e 4 de agosto, será realizada a parte on-line e gratuita do evento. A versão presencial e paga (sem transmissão pela internet), ocorrerá de 5 a 7 de agosto, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo. O último dia do Congresso é totalmente dedicado à quarta edição do Domingo de Dados, com oficinas sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações ligadas ao tema.

Os jornalistas recém-formados apresentarão seus TCCs selecionados no dia 3.ago.2022, das 14h30 às 16h (hora de Brasília). Já as apresentações dos resumos expandidos acontecerão nos dias 3 e 4.ago.2022, das 16h30 às 18h (hora de Brasília). 

Atenção: é necessário se inscrever separadamente nos eventos on-line e presencial, sendo que os ingressos para a versão presencial do Congresso e para o Domingo de Dados serão vendidos separadamente. 

Nesta página, você tem acesso à programação completa, além de mais informações sobre os convidados da 17ª edição. Clique aqui para se inscrever na versão on-line. Para adquirir os ingressos da versão presencial, basta acessar esta área da página do Congresso. As principais dúvidas relacionadas ao evento, como o funcionamento do modelo misto, foram respondidas nesta seção.

O 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAAP.

O evento é patrocinado por Google News Initiative, Meta, Luminate, Grupo Globo, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Tik Tok, Itaú, Alma Preta, ARTIGO 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, Headline, Metrópoles, O Estado de S. Paulo, Poder 360, Revista Cenarium e The Trust Project.

Apoiam institucionalmente Agência Eko, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Revistas (Aner), FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Jornalistas&Cia, Knight Center for Journalism in the Americas, Portal Imprensa, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Oboré, Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é de GloboNews, Grupo RBS, revista piauí, rádio CBN e SBT News. 

Google News Initiative, Meta, Luminate, Itaú, CNN Brasil e O Estado de S. Paulo também patrocinam o 4º Domingo de Dados.

Atualizado às 11h15 do dia 03.ago.2022.

Assinatura Abraji