• 17.10
  • 2017
  • 09:23
  • Abraji

Formação

Conheça bastidores de notícias que serão estudados no Curso de Investigação de Corrupção

Flávio Ferreira, repórter especializado em judiciário da Folha de S.Paulo e advogado formado pela faculdade de direito do Largo de São Francisco (USP), ministrará as aulas do Curso On-line de Investigação de Corrupção em Contratos Públicos, que está com inscrições abertas.

O repórter mostrará, ao longo de três semanas, como é possível analisar os documentos em busca de indícios de corrupção por meio de exemplos práticos. Serão mostrados estudos de caso das técnicas em apurações na Operação Lava Jato, Castelo de Areia, fraudes nas obras da BR-101, entre outros.

Adiantando alguns dos casos que serão estudados, Flávio aponta o making off das reportagens "Documentos ligam ex-diretor a propina", publicada e "Alstom conseguiu incluir estação em linha do Metrô", ambas publicadas pela Folha de S.Paulo.

Sobre a primeira notícia, o jornalista afirma que a apuração “permitiu a elaboração de reportagem exclusiva que mostrou os indícios de que a corrupção em contratos de sondas da Petrobras teve com um de seus instrumentos uma complexa estrutura financeira no exterior para pagamento de propina para um ex-diretor da estatal.”

Já "Alstom conseguiu incluir estação em linha do Metrô", ganhadora do Prêmio CNT de Jornalismo em 2014 na categoria mídia impressa, traz uma apuração que revelou como a empresa Alstom conseguiu acrescentar uma estação em uma licitação no metrô de São Paulo.

O curso, que tem início no dia 13 de novembro, será inteiramente on-line, com exercícios para serem feitos ao final de cada um dos módulos semanais. As vagas são limitadas.


Serviço 

Curso On-line de Investigação de Fraudes e Corrupção em Contratos Públicos

Sócios da Abraji (em dia com a anuidade): R$ 120

Não-sócios: R$ 140

Vagas Limitadas

Começa em: 13 de novembro

Formulário de Inscrição aqui

Assinatura Abraji