• 01.03
  • 2010
  • 15:02
  • GIJN

Congresso internacional de jornalismo investigativo, organizado pela GIJN, acontece em abril, em Genebra

Acontece de 22 a 26 de abril em Genebra, na Suíça, o Congresso da Global Investigative Journalism Network (GIJN). A GIJN é uma rede internacional que conta com a participação de mais de 40 entidades voltadas à promoção do jornalismo investigativo, entre elas a Abraji. As inscrições custam em torno de R$ 1460 e incluem acesso às sessões do congresso, três coffee breaks, três almoços, recepção de boas-vindas e dois jantares.

Uma das mesas de debate, "How to investigate gangs", conta com Marcelo Moreira (Abraji e TV Globo), e aborda o caso da morte do jornalista franco-espanhol Christian Poveda, morto por uma gangue salvadorenha quando investigava o país. O debate usará a tragédia como base discutir formas de se aproximar do assunto sem arriscar a vida.

Outras sessões focarão em investigar o tráfico de pessoas e o tráfico de drogas, assim como a ligação entre o contrabando de tabaco e o terrorismo. A conferência irá incluir workshops em Reportagem Assistida por Computador (RAC), além de novos modelos de negócios para empreitadas investigativas.

Clique aqui para a lista completa de workshops já confirmados.

Outros palestrantes presentes no congresso são David Leigh, diretor-executivo do The Guardian para investigações e produtor de documentários televisivos; Klaus Ott, repórter investigativo que cobriu a queda da Siemens; David Kaplan, diretor do International Consortium para Jornalistas Investigativos; e Montazer Al Zaidi, o correspondente de televisão Iraquiano conhecido por ter jogado seu sapato no então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Clique aqui para a lista completa de palestrantes.


Congresso da Global Investigative Journalism Network
Quando: 22 a 26 de abril
Onde: Genebra, Suíça
Quanto: cerca de R$ 1460,00
Inscrições: aqui

Assinatura Abraji