Congresso da Abraji trará as técnicas de investigação por trás de furos de imprensa
  • 15.07
  • 2022
  • 18:20
  • Abraji

Formação

Congresso da Abraji trará as técnicas de investigação por trás de furos de imprensa

A falta de cuidado das big techs com os dados pessoais de seu público, o desempenho do lobby de armas no atual governo e os indícios de corrupção em várias cidades ligados ao orçamento secreto movimentaram os jornais neste último ano. E agora serão objetos de debate no 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o maior encontro de jornalistas do país.

Para colocar essas matérias no ar, repórteres recorreram a técnicas diversas, da análise de dados com programação ao tradicional procurar onde mora o entrevistado para bater à sua porta. A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) vai trazer os responsáveis por essas grandes apurações para explicar como elas foram feitas, além de apresentar ferramentas que podem ser úteis aos profissionais de imprensa.

Promovido desde 2005 pela Abraji, o Congresso está com inscrições abertas. O evento será realizado de 3 a 7.ago.2022 em formato misto —parte on-line e parte presencial, na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo. Nos dias 3 e 4.ago.2022, será realizada a parte on-line e gratuita do Congresso; e nos dias 5, 6 e 7.ago.2022, a versão presencial e paga, sendo o último dia totalmente dedicado à quarta edição do Domingo de Dados.

As atividades da jornada “Jornalismo de dados e técnicas investigativas” estão distribuídas em quatro dos cinco dias do evento.

A trilha começa no segundo dia de congresso (4.ago.2022), às 11h30 (hora de Brasília), com a palestra internacional “Quem monitora quem detém nossos dados? Big techs na mira do jornalismo investigativo”. Nela, a idealizadora da redação sem fins lucrativos The Markup, Julia Angwin, apresenta seu trabalho com mediação de Sérgio Spagnuolo, fundador do Núcleo Jornalismo e diretor da Abraji. A organização de Angwin foca no jornalismo de dados e ganhou notoriedade a partir da cobertura do impacto da tecnologia na sociedade.

O painel será transmitido na parte virtual do evento, que pode ser acessada nesta plataforma. Mais informações sobre a programação on-line e gratuita do Congresso podem ser conferidas aqui.

Versão paga

Estarão acessíveis apenas para quem adquirir os ingressos da versão presencial do 17º Congresso outros três debates, uma palestra e um treinamento.

Às 9h30 do primeiro dia de evento presencial (05.ago.2022), o editor-chefe do SBT News e mestrando em criminologia na Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Cavalcanti se junta à Alice Maciel e Bruno Fonseca —profissionais da Agência Pública experientes na cobertura de segurança pública— para discutir a atuação do lobby de armas e a cobertura da imprensa sobre o tema. A mediação da roda de conversa "Lobby de armas e a cobertura da imprensa" ficará a cargo da diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno.

A equipe da Abraji vai apresentar ao público no mesmo dia, às 11h30, o Google Pinpoint, ferramenta gratuita que usa inteligência artificial para identificar automaticamente nomes de pessoas, locais e empresas mencionados em documentos e áudios. A Abraji tem alimentado um repositório na plataforma com relatórios e dados de interesse público. Esse material será apresentado na oficina "Do Orçamento Secreto às lives do presidente, o Pinpoint é a ferramenta de milhões".

Quem pensa em iniciar uma carreira no jornalismo investigativo poderá ouvir os conselhos de André Shalders, repórter do Estadão que tem acompanhado as emendas de relator e seus desdobramentos, e o repórter investigativo na Record TV Luís Adorno, especialista na cobertura de crime organizado. Com horário marcado para as 9h30 de sábado (6.ago.2022), a mesa “Como começar no jornalismo investigativo” contará com mediação de Amanda Rossi, repórter no Uol e diretora da Abraji.

Em seguida, às 11h30, a Abraji promoverá palestra internacional com o editor do Departamento de Dados e Gráficos do Los Angeles Times Ben Welsh. Ele detalhará como sua equipe criou uma rede de dados públicos vitais. A exposição "A criação de uma rede de dados públicos vitais - a experiência do Los Angeles Times" será mediada pela presidente da Abraji, Natalia Mazotte.

No mesmo horário, três premiados repórteres investigativos vão contar os desafios de enredar assuntos difíceis na mesa “Narrativas complexas: quando o Jornalismo enfrenta assuntos obscuros”. Estarão no painel, com mediação da vice-presidente da Abraji, Katia Brembatti, Leonencio Nossa, coordenador do núcleo investigativo do Estadão em Brasília; e a fundadora da produtora de documentários FALA, Thais Lazzeri, coordenadora do projeto "Amazonas: mentira tem preço".

Domingo de dados

A Abraji ainda oferece um evento exclusivo com foco em técnicas e bastidores do jornalismo orientado por dados: o Domingo de Dados, que precisa ser comprado à parte no mesmo site.

Os inscritos no Domingo de Dados terão acesso a oficinas de operação de planilhas e programação nas linguagens R e Python. Repórteres ainda relatam como usaram essas técnicas para rastrear anúncios políticos, investigações ambientais e de conflito fundiário.

Links rápidos

Nesta página, você tem acesso à programação completa, além de mais informações sobre os convidados da 17ª edição. Clique aqui para se inscrever na versão on-line. Para adquirir os ingressos da versão presencial, basta acessar esta área da página do Congresso. As principais dúvidas relacionadas ao evento, como o funcionamento do modelo misto, foram respondidas nesta seção.

Foto de capa: Leonardo Sá/Agência Senado

Assinatura Abraji