• 14.06
  • 2016
  • 08:23
  • Amanda Ariela

Congresso da Abraji terá painel especial sobre pesquisas eleitorais

Em 2016, os brasileiros irão votar em eleições municipais para os cargos de prefeito e vereador. Com a cobertura jornalística focada no processo eleitoral, é importante que os jornalistas entendam o que as pesquisas eleitorais dizem -- e o que elas não dizem. Por isso, um dos painéis do Congresso da Abraji contará com a presença de representantes dos dois principais institutos de pesquisa do país: o Datafolha e o Ibope. 

Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, e Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência, irão esclarecer metodologias envolvidas no levantamento de tendências de voto.

O painel será mediado pelo jornalista Daniel Bramatti, editor do Estadão Dados, núcleo da editoria de Política do jornal dedicado à análise de dados. Bramatti afirma que saber ler pesquisas eleitorais é muito importante para um jornalista. “A leitura equivocada de uma pesquisa certamente levará à disseminação de informações imprecisas ou erradas - justamente o contrário do que o bom jornalismo almeja.”, completa.

Para Bramatti, entender a metodologia com que a coleta dos dados é feita impede erros na divulgação dos resultados, que fazem com a pesquisa ganhe uma precisão que não tem. “Um engano comum é dizer que o candidato A está à frente do candidato B quando a diferença entre eles é menor do que a margem de erro. O correto, nesse caso, é dizer que há empate técnico,” afirma.

As metodologias não são detalhadas por escrito de forma a não deixar dúvidas, segundo Bramatti, por isso, há a importância de conversar diretamente com aqueles que as elaboram. “Ninguém melhor para dirimir essas dúvidas do que as pessoas que trabalham diretamente com as pesquisas.

Além de esclarecer as metodologias, Janoni e Cavallari também vão discorrer sobre o que é importante olhar para descobrir fatos novos nas pesquisas eleitorais. “Às vezes, o lide pode sair não do aspecto mais evidente do resultado da pesquisa - quem está na frente -, mas da percepção de determinada tendência, do comportamento de determinado setor do eleitorado”, afirma Bramatti.

De acordo com Bramatti, as outras informações que podem ser obtidas dependem diretamente da forma como as pesquisas são estruturadas. Para ele, esses dados podem ser cruzados com outras infomações. “É interessante, por exemplo, cruzar a intenção de voto com a avaliação de governo(s), com expectativas sobre economia, com simpatia ou rejeição por partidos,” exemplifica o editor do Estadão Dados.

O painel “Como ler pesquisas eleitorais” acontece em 24 de junho, das 14h às 15h30.

Serviço

11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Painel “Como ler pesquisas eleitorais”

24.JUN.2016, 14h-15h30

Universidade Anhembi Morumbi - Campus Vila Olímpia - São Paulo

R. Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia - São Paulo-SP

Inscrições: http://congresso.abraji.org.br

Assinatura Abraji