Congresso da Abraji tem palestras para jornalistas-empreendedores
  • 18.06
  • 2018
  • 13:13
  • Rafael Oliveira

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Congresso da Abraji tem palestras para jornalistas-empreendedores

Os jornalistas-empreendedores terão muitas oportunidades de se aperfeiçoar no 13º Congresso da Abraji. Ao longo dos três dias do evento, cinco painéis sobre ferramentas para empreender melhor farão parte da programação. São técnicas para levar o conteúdo produzido para mais gente e dicas para iniciar e monetizar um novo negócio jornalístico.

Na quinta-feira (28.jun.2018), das 9h às 10h30, a “jornalista 3.0” Verônica Machado estará no painel Como sair da inércia e empreender, explicando quais são os primeiros passos para executar uma ideia. “Vou dar dicas para quem quer começar e conceitos fundamentais para quem quer entender o processo de ganhar dinheiro com conteúdo. Além disso, darei exemplos de jornalistas que estão bem no mercado e um exercício prático”, explica.

Formada em jornalismo e com passagem pelo Correio Braziliense, Machado tornou-se empreendedora por necessidades financeiras, em um primeiro momento. Depois de negócios bem-sucedidos — e outros nem tanto —, a jornalista embarcou no “Vidas Contadas”, projetos de vídeos curtos com “histórias incríveis de pessoas comuns”. 

Com um financiamento coletivo, ela conseguiu autonomia de dois meses para manter o projeto, além de outras formas de dar continuidade, como palestras e apoio de instituições. Mas resolveu interromper a iniciativa: “Eu estava muito animada com esse jeito de fazer jornalismo, mas olhei para o lado e meus colegas estavam frustrados, desmotivados, tristes e totalmente perdidos com o ambiente digital. Pensei que se eu compartilhasse com eles o que aprendi com realização de projetos talvez eles se reencontrassem na profissão, assim como eu”, conta Machado.

Assim surgiu o blog Jornalista 3.0, plataforma de conteúdo e cursos para comunicadores que desejam empreender. A iniciativa oferece 4 cursos e já ajudou a colocar 50 projetos no ar, no Brasil e no exterior. “A missão é ajudar as pessoas com minhas habilidades por meio da liberdade espacial, temporal e financeira. Espero ser útil aos jornalistas que se sentem sozinhos, perdidos e com desejo de enxergar novas possibilidades na nossa área”, explica a jornalista, que pretende lançar o livro "50 ideias de negócios para jornalistas" até o final de 2018.

Segundo Machado, a despeito de altos impostos e burocracias comuns a qualquer empreendimento no Brasil, o cenário é positivo. “Eu vejo muitas oportunidades para comunicadores no mercado digital de nossa era com baixíssimo custo e rápida validação”, aponta. Mas é necessário ser resiliente, ela ressalta: “A proposta de ter uma vida com melhor qualidade de tempo e de dinheiro é sempre atraente. Mas é importante lembrar que a jornada empreendedora é recompensadora, porém árdua”, diz.

Também na quinta-feira, mas das 11h às 12h, será a vez da jornalista e estrategista digital Bárbara Zamberlan. No painel Vendendo o peixe: como fazer seu conteúdo chegar ao público sem depender das redes sociais, Zamberlan explorará as técnicas gratuitas de SEO (Search Engine Optimization) e redação digital, ajudando jornalistas-empreendedores a não depender somente das redes sociais. “Na internet, não basta fazer um bom conteúdo para que você seja lido. É preciso ser encontrado”, aponta a jornalista. 

Estrategista digital da Revista Donna, do grupo RBS, Zamberlan já passou pelo Portal Terra, e se especializou em SEO. “O painel ajudará o jornalista a entender como funcionam os buscadores e como é possível obter um melhor posicionamento no ranking. Assim, ele consegue fazer com que seu conteúdo chegue a um público novo, que estava procurando pelo assunto, e não pelo seu veículo”, explica.

Para ela, há um interesse crescente dos jornalistas no assunto. “Os jornalistas já estão entendendo que o assunto não é só técnico nem difícil de entender. Além disso, estão conscientes de que a audiência não é só uma responsabilidade da equipe de métricas ou do marketing dos jornais e revistas”, aponta Zamberlan.

Outros painéis

Além das mesas de Verônica Machado e Bárbara Zamberlan na quinta-feira, os outros dois dias do 13º Congresso também terão espaços para jornalistas-empreendedores se aperfeiçoarem. Na sexta-feira, das 11h às 12h30, Cauã Taborda (YouTube) e outros palestrantes a confirmar estarão no painel Ferramentas em redes sociais para aumentar o alcance de conteúdo. No mesmo horário, só que no sábado, Fabiana Zinni (Google News Initiative) estará na mesa Ferramentas para o jornalismo como negócio, junto com representantes do Facebook e do Twitter. Mais tarde, das 14h às 16h, a co-fundadora e diretora do Orbitalab Adriana Garcia será a palestrante de Como planejar seu produto jornalístico: oficina de design thinking.

Serviço

13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

28, 29 e 30 de junho de 2018

Universidade Anhembi Morumbi | Rua Casa do Ator, 275 | Vila Olímpia | São Paulo - SP - Brasil

Inscrições: através do site congresso.abraji.org.br

Assinatura Abraji