Congresso da Abraji também será espaço para lançamentos
  • 02.08
  • 2022
  • 17:00
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Congresso da Abraji também será espaço para lançamentos

O maior encontro de jornalismo do país também será um espaço para que organizações e repórteres anunciem novos trabalhos e iniciativas. Durante a versão presencial do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que será realizada de 5 a 7.ago.2022, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo, haverá lançamento de cartilha, curso, prêmio, livros e ferramentas de apuração jornalística. 

Na manhã de sexta-feira (5.ago.2022), a  AFP (Agência France Presse), agência de notícias global presente em 165 países, oferece treinamento destinado a jornalistas e estudantes que desejam aprimorar ou aprender técnicas de verificação digital.  O curso “Técnicas de checagem” (partes 1 e 2), comandado por Elodie Martínez , é a versão “pocket” de um curso on-line que está sendo lançado em português pela maior rede de verificação digital do mundo, e que tem mais de 120 profissionais dedicados à checagem de fatos. Os módulos seguintes serão feitos posteriormente pelos participantes na plataforma disponibilizada pela AFP, também de forma gratuita.

Na manhã de sábado (6.ago.2022), o Coletivo Lena Santos de Jornalistas Negras e Negros de Minas Gerais realiza a oficina “Herdeiros de Luís Gama: da imprensa negra às iniciativas antirracistas nas redações do século XXI” , que busca historicizar e discutir a prática de um jornalismo antirracista no país. Gabi Coelho e Marcia Maria Cruz, integrantes do coletivo, e Ethieny Karen, coordenadora de comunicação do Fundo Agbara, comandam o debate. No mesmo dia, a organização lança uma cartilha sobre como incluir diversidade de fontes e pluralidade de vozes, evitar racismo na televisão, entre outros assuntos.

O ambiente do Congresso também será o palco de lançamento do V Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. Durante o painel “A criação de uma rede de dados públicos vitais - a experiência do Los Angeles Times”, com Ben Welsh, editor do Departamento de Dados e Gráficos do Los Angeles Times, os organizadores da premiação vão anunciar a abertura das inscrições.

A quarta edição do prêmio oferece R$ 10 mil para os melhores trabalhos na área. São quatro categorias (visualização, investigação, inovação e dados abertos) e todo profissional ou organização que tenha desenvolvido um trabalho de caráter jornalístico poderá concorrer. A cerimônia de premiação está prevista para o encerramento da VII Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), marcada para 6.nov.2022. 

Desde 2019, os organizadores já receberam 340 inscrições e escolheram 14 projetos. A galeria com os trabalhos das edições passadas e o regulamento para participação em 2022 estão disponíveis aqui. O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados é uma iniciativa da Escola de Dados, o programa educacional da Open Knowledge Brasil, com apoio da Abraji  e da Transparência Brasil. 

Na tarde de sábado, a Fiquem Sabendo, agência de dados independente especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI), aproveita a sessão “Como usar agendas oficiais para cobrir lobby” para destacar alguns detalhes de um projeto novo que vai ajudar jornalistas a monitorar os compromissos oficiais do Executivo. Um exemplo de como esse acompanhamento é importante é o escândalo que derrubou o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro,  investigado por corrupção passiva e tráfico de influência por suposto envolvimento com pastores na liberação de verbas do MEC.  

Livros

Como é tradição nos congressos da Abraji, jornalistas promovem autógrafos de seus livros. A ideia é que os autores estejam presentes nos horários de intervalo da programação.  O lançamento dos livros será no estande montado pela livraria da FAAP, no corredor do Centro de Convenções, no Bloco 5. 

Sexta-feira (05/08), das 13h30 às 14h30:
Daniela Arbex - Holocausto Brasileiro, Todo dia a mesma noite, Cova 312, Arrastados e Dois mundos de Isabel (ed. Intríseca)
Natalia Viana - Furos, Mentiras e Segredos Revelados (ed. Elefante) e  Dano Colateral - a intervenção dos militares na segurança pública (ed. Objetiva)
Sábado (06/08), das 13h30 às 14h30:
Eliane Brum - “Banzeiro òkòtó” (ed. Companhia das Letras), “Brasil, construtor de ruínas”, “O olho da rua”, “A vida que ninguém vê”, “Meus Desacontecimentos”, “A menina quebrada” e “Uma duas” (ed. Arquipélago Editorial)
Sábado (06/08), das 16h às 16h30:
Guilherme Amado - “Sem Máscara: o Governo Bolsonaro e a aposta pelo caos” (ed. Companhia das Letras)

Mais detalhes sobre o Congresso

Promovido pela Abraji desde 2005, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo deve bater recorde em sua décima sétima edição: quase 100 atividades com mais de 200 palestrantes, entre painelistas e moderadores.

A programação está distribuída em cinco dias. Nos dias 3 e 4.ago,2022, será realizada a parte on-line e gratuita do evento, incluindo o IX Seminário de Pesquisa em Jornalismo.  A versão presencial e paga (sem transmissão pela internet), ocorrerá de 5 a 7.ago.2022, na FAAP, em São Paulo.  O endereço de entrada é pela portaria G1, na Rua Alagoas, 903, Higienópolis.

O último dia do Congresso é totalmente dedicado à quarta edição do Domingo de Dados, com oficinas sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações ligadas ao tema.

Atenção: é necessário se inscrever separadamente nos eventos on-line e presencial, sendo que os ingressos para a versão presencial do Congresso e para o Domingo de Dados serão vendidos separadamente. 

Nesta página, você tem acesso à programação completa, além de mais informações sobre os convidados da 17ª edição. Clique aqui para se inscrever na versão on-line. Para adquirir os ingressos da versão presencial, basta acessar esta área da página do Congresso. As principais dúvidas relacionadas ao evento, como o funcionamento do modelo misto, foram respondidas nesta seção.

Informação importante: a programação das versões on-line e presencial pode sofrer alterações até a data do evento. Ainda estamos enfrentando uma nova onda de covid-19 e palestrantes, por questões pessoais, podem acabar cancelando sua participação.

Diferentemente do Congresso on-line, salas e auditórios da versão presencial têm lugares limitados. Neste ano, a exemplo de outras conferências mundiais, como ISOJ, GIJN, Festival Internacional de Perugia, Global Fact 9, IRE 2022, a Abraji decidiu que não haverá reserva de vagas. A ocupação dos espaços se dará por ordem de chegada. Por isso, procure chegar com antecedência para garantir a sua vaga em cada atividades.

Os encontros presenciais seguirão as normas sanitárias de combate à pandemia de covid-19, e a Abraji se compromete a garantir que essas medidas de proteção sejam implementadas. Será exigido o comprovante de vacinação contra a covid-19, com ao menos duas doses da vacina, e uso de máscara nos ambientes fechados. A Abraji recomenda que os congressistas mantenham distanciamento físico durante o evento.

Patrocinadores e apoiadores

O 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAAP.

O evento é patrocinado por Google News Initiative, Meta, Luminate, Grupo Globo, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Tik Tok, Itaú, Alma Preta, ARTIGO 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, Headline, Metrópoles, O Estado de S. Paulo, Poder 360, Revista Cenarium e The Trust Project.

Apoiam institucionalmente Agência Eko, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Revistas (Aner), FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Jornalistas&Cia, Knight Center for Journalism in the Americas, Portal Imprensa, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Oboré, Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é de GloboNews, Grupo RBS, revista piauí, rádio CBN e SBT News. 

Google News Initiative, Meta, Luminate, Itaú, CNN Brasil e O Estado de S. Paulo também patrocinam o 4º Domingo de Dados.

Assinatura Abraji