Congresso da Abraji reúne 1.500 profissionais e estudantes de jornalismo
  • 04.07
  • 2023
  • 16:28
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Congresso da Abraji reúne 1.500 profissionais e estudantes de jornalismo

Foto de capa: Marco Pinto/Abraji

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji reuniu, de 29 junho a 2 de julho, em São Paulo, cerca de 1.500 profissionais de imprensa e estudantes de jornalismo de todo o país. Foram três dias de intensos debates, palestras, cursos e oficinas, seguidos da 5ª edição do Domingo de Dados. Entre convidados brasileiros e internacionais, foram cerca de 320 painelistas, que trataram de temas desde segurança pública, corrupção e meio ambiente até capacitismo, cerceamento de liberdade de imprensa e cobertura esportiva. 

Com os 16 painelistas que vieram do exterior, mais de 150 organizações do Brasil e do mundo, incluindo veículos, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas, entre outros, estiveram representadas entre os palestrantes e moderadores desta edição.

Este ano, o Congresso foi híbrido, com metade de sua programação com transmissão ao vivo. Todas essas transmissões estão armazenadas na plataforma do evento para que tanto os inscritos on-line como os participantes da versão presencial - incluindo palestrantes -, que ocorreu no campus da ESPM, possam acessar o conteúdo. Até agora, 289 pessoas se inscreveram para a modalidade on-line do Congresso, e, como o conteúdo digital ficará disponível até o dia 2.ago.2023, as inscrições para o on-line continuam abertas.

Estes são os números parciais do Congresso, mas a Abraji prossegue com detalhamento da participação e pesquisa sobre satisfação do público, com resultados a serem divulgados nas próximas semanas.

A cobertura oficial do Congresso foi feita pela Redação Laboratório do Projeto Repórter do Futuro, da Oboré. Neste link, você terá acesso às reportagens sobre grande parte das mesas de debates e treinamentos, além da matéria sobre o grande homenageado desta edição, o jornalista Caco Barcellos. Vale destacar que, na cerimônia de homenagem, foi apresentado, em primeira mão, um documentário sobre o criador do Profissão Repórter, da TV Globo. O documentário ainda não foi lançado oficialmente e não está, ainda, disponível on-line.

Para acessar o conteúdo on-line, o participante com pagamento confirmado precisa estar logado na plataforma do Congresso. As atividades disponíveis apresentam o ícone de transmissão digital.

Os certificados de participação serão emitidos após o dia 2 de agosto, quando se encerra a modalidade on-line.

Patrocínio

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM.

O evento é patrocinado por Google, Meta, Luminate, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Grupo Globo, TikTok, Agence Française de Développement (AFD), Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, McDonald's, Alma Preta, Cenarium, Folha de S.Paulo, Knight Center for Journalism in Americas, Lupa, Meio, Open Climate Reporting Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), Poder 360, Redes Cordiais, SBT News e Trust Project.

Apoiam institucionalmente Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Dart Center for Journalism and Trauma (Projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Colúmbia), Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Media Talks, Oboré, Portal Imprensa, Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford), Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é da CBN, GloboNews, Grupo RBS e revista piauí.

Assinatura Abraji