Congresso da Abraji discute abusos sexuais praticados por grandes empresários
  • 02.08
  • 2021
  • 13:40
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Congresso da Abraji discute abusos sexuais praticados por grandes empresários

 

A jornalista investigativa Julie K. Brown do Miami Herald é a convidada do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, na mesa ao vivo  Abusos sexuais em grandes redes de poder - parte 1: o caso Jeffrey Epstein, na quinta-feira dia 26 de agosto, às 11h20 (horário de Brasília). As inscrições podem ser feitas aqui.

O caso trata do bilionário americano Jeffrey Epstein, de 66 anos, que  foi preso no dia 06.jul.2019 acusado de abuso sexual de adolescentes. Ele tinha chegado de uma viagem de Paris e foi denunciado por procuradores federais de Nova York que investigavam o caso. Trinta e cinco dias depois, ele foi encontrado morto em sua cela de prisão com marcas em volta do pescoço e, segundo o The New York Times, teria sido um caso de suicídio. 

O caso criminal contra Epstein foi reaberto logo após a publicação da investigação de Julie K. Brown, em novembro de 2018, que revelava detalhes de uma acusação anterior contra o bilionário condenado em 2008 por “obter prostituição de uma menor de 14 anos”. Dez anos depois, a jornalista localizou outras vítimas e descobriu acordos entre advogados e o então procurador federal Alexander Acosta. A partir da reportagem, o caso foi reaberto e identificadas mais 60 vítimas.  

Em 2008, Jeffrey Epstein foi condenado a 18 meses de prisão por ter abusado sexualmente de uma adolescente. Entretanto, foi liberado após  13 meses, em  consequência de um acordo legal entre seus advogados e Acosta. Quando o caso foi reaberto, em 2018, Acosta era Secretário do Trabalho dos Estados Unidos, no governo Trump. No ano seguinte, com a repercussão da reportagem e o avanço nas investigações, ele renunciou.

Jeffrey Epstein foi preso novamente em 6.jul.2019. Apesar dos depoimentos das vítimas ele se declarava inocente. Segundo a denúncia dos procuradores, o empresário e seus funcionários tinham sido responsáveis por um grande esquema que envolvia adolescentes que eram levadas para sua mansão em Nova York e sua casa na Flórida entre 2002 e 2005. Ele esperava julgamento no Metropolitan Correctional Center, em Nova York. No entanto, 35 dias depois de sua prisão, ele foi encontrado morto em sua cela.  

Julie K. Brown tem 40 anos de carreira e ganhou prêmios como o Prêmio George Polk por sua investigação sobre Jeffrey Epstein. A jornalista lançou julho o livro “Perversion of Justice: The Jeffrey Epstein Story”, em tradução livre “Perversão da Justiça: a história de Jeffrey Epstein”. Ela participa da mesa que terá a mediação de Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, da Abraji. 

Empresários brasileiros acusados de aliciamento e estupro

Às 12h20 do mesmo dia, teremos a parte 2 da mesa Abusos sexuais em grandes redes de poder, com Andrea Dip e Thiago Domenici da Agência Pública e Pedro Lopes do Universo Online - UOL. Os três jornalistas irão conversar a respeito de um caso semelhante ao de Jeffrey Epstein, mas que aconteceu aqui no Brasil, envolvendo os empresários Samuel Klein e seu filho Saul.

No caso do patriarca, fundador da Casas Bahia, o esquema envolvia abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E, segundo as denúncias divulgadas pelos dois veículos, incluía recrutamento, transporte e até pagamento em bilhetes que valiam itens em suas lojas para meninas de classes sociais mais baixas. Esses abusos foram citados durante as investigações contra Saul Klein.

O empresário Saul Klein foi acusado de aliciamento e estupro de 14 mulheres. As vítimas revelaram que foram condicionadas a um cenário de pressão e dependência psicológica diante de seu grande poder financeiro. Saul teve seu passaporte retido pela Justiça e impedido de contatar as 14 vítimas.

A mesa terá a mediação de Amanda Rossi, que faz parte da diretoria da Abraji.  

O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo conta com o patrocínio de Facebook Journalism Project, Google News Initiative, Grupo Globo e Luminate, além de Agência Lupa, Artigo 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, International News Safety Institute (INSI), Itaú, Metrópoles, O Estado de S.Paulo, Poder360, Trust Project, Twitter e UOL. O evento terá apoio de mídia de CBN, Correio (BA), GloboNews, Grupo RBS e revista piauí e apoio institucional de Abert, Agência Pública, Ajor, Aner, ANJ, Comunique-se, Consulados e Embaixada dos EUA, FAAP, FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Knight Center, Jornalismo ESPM, Jornalistas & Cia, Oboré, Portal Imprensa, PUC-SP, Textual Comunicação e UNESCO.

Assinatura Abraji