Congresso da Abraji apresenta técnicas e trabalhos premiados de jornalismo de dados no domingo
  • 01.06
  • 2023
  • 17:30
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Congresso da Abraji apresenta técnicas e trabalhos premiados de jornalismo de dados no domingo

Foto: 4º Domingo de Dados (2022). Crédito: Victória Ribeiro/Abraji.

Atualizado às 11h20 do dia 2.jun.2023.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) liberou, hoje (1.jun.2023), a programação do 5º Domingo de Dados, evento paralelo ao 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que vai discutir trabalhos inovadores e reportagens feitas com auxílio de computador (2.jul.2023). Reportagens reconhecidas com o Sigma Awards, considerado o mais respeitado da categoria, e oficinas práticas com técnicas específicas estarão em pauta.

O 5º Domingo de Dados será realizado no Campus Álvaro Alvim da ESPM, na Vila Mariana, em São Paulo. O Congresso já registrou 400 inscrições no modo presencial. Cerca de 80 escolheram participar de forma remota, no qual os participantes assistirão metade da programação on-line.

Garanta sua inscrição!

As palestras começam às 10h, com discussões sobre inteligência artificial (IA) no jornalismo, aplicação de visualização de dados em grandes reportagens e uma oficina introdutória ao jornalismo de dados.

O programador especializado em tornar análise de dados uma matéria acessível Jonathan Soma, da Universidade de Columbia, em Nova York, e o jornalista especializado em IA Tshepo Tshabalala vão apresentar ferramentas úteis a qualquer profissional de imprensa. Cindy Damasceno e Lucas Thaynan, do Estadão Dados, se somam ao debate.

No mesmo horário, Bruno Fonseca e Bianca Muniz, da Agência Pública, vão apresentar o projeto sobre disputa fundiária no Brasil Mapa dos Conflitos, finalista do Sigma Awards. O designer especializado em jornalismo Rodolfo Almeida e Diana Yukari, do DeltaFolha (equipe de jornalismo de dados da Folha de S.Paulo), completam a mesa. O assunto é como as visualizações de dados revelam problemas sociais.

Jornalistas de ciência vão apresentar casos em que a colaboração com cientistas foi essencial para dar forma a grandes reportagens baseadas em dados. Neste painel, o fundador da Ambiental Media, Thiago Medaglia, a fundadora da InfoAmazônia, Juliana Mori, a podcaster do Ciência Suja, Chloé Pinheiro, e o jornalista e diretor da Abraji Luiz Fernando Toledo compartilham experiências.

O vencedor do Sigma Awards Gabriel Farías vai relatar o trabalho “Cidade Submergida”, que analisou diferentes bancos de dados sobre a linha de inundação e seu impacto sobre a população e instalações fundamentais na costa de Montevidéu, no Uruguai. A jornalista Fernanda Wenzel também vai apresentar seu trabalho que investigou a indústria da grilagem de terras na Amazônia e sua conexão com o desmatamento e as mudanças climáticas.

Os pesquisadores do Ieps (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde) Matías Mrejen e Helena Arruda vão apresentar uma ferramenta para facilitar o acesso a dados de saúde dos municípios brasileiros - o Ieps Data. Essa plataforma ajuda a encontrar gargalos e possíveis pautas no SUS (Sistema Único de Saúde).

As tradicionais oficinas de criação de planilhas, mapas e programação seguem na agenda do Domingo de Dados. Jornalistas especializados e profissionais de computação vão apresentar técnicas nas linguagens R, Python, HTML e CSS. Quem não sabe programar pode conhecer ferramentas acessíveis e úteis em apurações diversas.

Para saber como se programar para o Domingo de Dados, os valores cobrados, dúvidas frequentes, clique aqui. O evento é cobrado à parte. Estudantes pagam meia e associados da Abraji têm desconto. Esta reportagem mostra o modelo do Congresso e outras informações importantes.

Patrocínio

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM.

O evento é patrocinado por Google, Meta, Luminate, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Grupo Globo, TikTok, Agence Française de Développement (AFD), Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, McDonald's, Alma Preta, Cenarium, Folha de S.Paulo, Knight Center for Journalism in Americas, Lupa, Meio, Open Climate Reporting Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), Poder 360, Redes Cordiais, SBT News e Trust Project.

Apoiam institucionalmente Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Dart Center for Journalism and Trauma (Projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Colúmbia), Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Media Talks, Oboré, Portal Imprensa, Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford), Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é da CBN, GloboNews, Grupo RBS e revista piauí.

Serviço
5º Domingo de Dados
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Inscrições aqui.

Assinatura Abraji