• 08.12
  • 2003
  • 10:10
  • Abraji

Confira outras associações de jornalismo investigativo pelo mundo

A associação que estamos tentando formar, embora pioneira no Brasil, não é a primeira do mundo sobre jornalismo investigativo. Conheça outros grupos semelhantes ao que estamos formando. A lista abaixo foi compilada por David Kaplan, da IRE, e distribuída no seminário ocorrido no Rio de Janeiro no início de setembro.

INVESTIGATIVE REPORTERS AND EDITORS (Repórteres e Editores Investigativos)
Com mais de 4.000 membros de 27 países o Investigative Reporters and Editors (IRE) é a maior associação de jornalismo investigativo do mundo. Com base na Faculdade de Jornalismo da Universidade do Missouri, o IRE promove conferências, distribui prêmios, dirige workshops de treinamento e oferece recursos sobre metodologia investigativa, liberdade de informação, reportagens com assistência do computador, entre outros.

CENTRO DE PERIODISTAS DE INVESTIGACIÓN (Centro de Jornalistas Investigativos)
Fundado com a ajuda do IRE em 1996, o Periodistas de Investigación possui agora associados por toda a América Latina. O grupo, com sede na Cidade do México, oferece workshops sobre reportagens investigativas e com assistência do computador e também recursos em espanhol que incluem banco de dados, arquivos de matérias e links na Internet.

PHILIPPINE CENTER FOR INVESTIGATIVE JOURNALISM (Centro Filipino de Jornalismo Investigativo)
Uma agência de meios de comunicação independente e sem fins lucrativos, especializada em reportagens investigativas, o Phillippine Center for Investigative Journalism (PCIJ) foi fundado em 1989 por jornalistas filipinos. Com sede em Manila, o PCIJ financia projetos investigativos para a mídia impressa e transmissível, publica livros e revistas e dirige seminários de treinamento para jornalistas.

FÖRENINGEN GRÄVANDER JOURNALISTER ou GRÄV (Associação dos Jornalistas "Cavadores")
A associação sueca de jornalistas investigativos, com sede em Estocolmo. A Grävande Journalister dirige conferências que atraem centenas de jornalistas de toda a Escandinávia. O grupo também oferece seminários de treinamento e publica manuais e reimpressões de reportagens investigativas.

DANISH ASSOCIATION FOR INVESTIGATIVE JOURNALISM (Associação Dinamarquesa de Jornalismo Investigativo)
Este grupo, com sede em Copenhagen, patrocina conferências e oferece resursos para reportagens investigativas e com assistência do computador. A associação também sido um patrocinador essencial, juntamente com a IRE, da Conferência Global em Jornalismo Investigativo, com o próximo encontro marcado para 2003.

CENTER FOR INVESTIGATIVE REPORTING (Centro de Reportagem Investigativa)
Fundada em 1977 em São Francisco, com sede em Califórnia, o Center for Investigative Reporting (CIR) é uma organização de reportagem dedicada à cobertura independente e em profundidade de questões sociais. O grupo trabalha com importantes programas jornalísticos de televisão, jornais e revistas, publica manuais de reportagens e dirige workshops em técnicas investigativas.

CENTER FOR PUBLIC INTEGRITY (Centro para Integridade Pública), INTERNATIONAL CONSORTIOUM OF INVESTIGATIVE JOURNALISTS (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos)
Com sede em Washington DC, o grupo sem fins lucrativos especializado em "jornalismo de serviço público," Center for Public Integrity (CPI) trabalha com organizações jornalísticas mundialmente. Entre seus programas está o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, uma rede de mais de 80 repórteres em 40 países; ICIJ oferece um prêmio anual de US$20.000.
Assinatura Abraji