Confira os trabalhos selecionados para o XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo
  • 29.05
  • 2024
  • 21:00
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Confira os trabalhos selecionados para o XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anunciou, nesta quarta-feira (29.mai.2024), os artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso selecionados para o XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Os trabalhos foram selecionados por um comitê de pareceristas formado por 26 pesquisadores e jornalistas de diversas regiões do país.

Desde 2014, o Seminário de Pesquisa da Abraji reúne anualmente pesquisadores, jornalistas e estudantes de jornalismo para discutir estudos recentes da área. Esta edição também será integrada à programação do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que ocorrerá de 11 a 14 de julho, em São Paulo.

O edital recebeu 12 estudos inéditos de mestres(as) ou doutores(as), 11 estudos produzidos na graduação e 25 trabalhos de conclusão de curso produzidos na graduação. Foram selecionados nove trabalhos, três por categoria. A diversidade territorial dos pesquisadores selecionados para o XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo da Abraji também é um destaque nesta edição do evento. Nesta edição do seminário, 4 trabalhos são da região Sudeste, 3 da região Nordeste e 2 do Sul. 

Os estudos selecionados abordarão cinco eixos temáticos do evento. São eles: Desinformação e Jornalismo, Jornalismo Guiado por Dados, A Teoria e a Prática do Jornalismo Investigativo no Brasil, Jornalismo Investigativo e Segurança no Trabalho, e Jornalismo Ambiental Investigativo.

Resultado da seleção

  • Estudos inéditos:

Trabalho: Desafios e Soluções na Era Digital: Uma Discussão das Medidas Adotadas pelo TikTok no Combate à Desinformação
Autoria: Caroline Silva Falcão Guedes (Universidade Federal da Bahia)

Trabalho: O planejamento no jornalismo investigativo: pistas para uma definição do fenômeno
Autoria: Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos (Universidade Federal da Bahia)

Trabalho: Subjetividades no jornalismo investigativo: uma análise testemunhal em livros-reportagem sobre vidas LGBTQIAP+
Autoria: Carlos Augusto Pereira dos Santos Júnior (Universidade Federal Fluminense)

  • Estudos produzidos na graduação:

Trabalho: Como os editoriais jornalísticos abordam a Inteligência Artificial? Desafios regulatórios, riscos à democracia e efeitos sobre modelos de negócios em O Estado de S. Paulo
Autoria: Lairyne Cruz de Jesus (Universidade Federal do Paraná)

Trabalho: Jornalismo de Dados: mapeamento de veículos associados a AJOR
Autoria: Emilly Cristine Alves de Brito (Universidade Federal de Pernambuco)

Trabalho: “Putas e cachorras”: desinformação como instrumento de ataques generificados a jornalistas mulheres
Autoria: Alex Daniel Dolgan e Paula Melani Rocha (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

  • TCCs:

Trabalho: A cor do pecado: brasileiros autodeclarados pardos e sua relação com ancestralidade
Autoria: Gabriella Sales de Macedo (Universidade de São Paulo)

Trabalho: Sob ataque: assédio e ameaça contra mulheres jornalistas
Autoria: Bruna Klingspiegel Gallotto, Camila Alexandrino de França, Caroline de Tilia Fernandes e Katheryne Stephen Gonçalves Vieira (Faculdade Cásper Líbero)

Trabalho: Óleo e Água: O maior desastre ambiental do litoral brasileiro contado por quem o viveu
Autoria: Camila Paim Figueiredo (Universidade de São Paulo)

Apresentação dos trabalhos

As pessoas que tiveram seus trabalhos escolhidos precisam confirmar a participação no evento até o dia 3 de junho de 2024 e devem estar cientes de que a publicação dos estudos nos anais do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo está condicionada ao envio dos trabalhos no formato adequado e à apresentação dos mesmos no evento.

A organização do Seminário de Pesquisa enviou por email um comunicado para a pessoa responsável pela submissão de cada trabalho.

A apresentação dos trabalhos será realizada de 11 a 13 de julho, em São Paulo. A Abraji cobrirá as despesas de hospedagem e transporte (terrestre ou aéreo), desde que em território nacional, de um(a) integrante de cada trabalho escolhido. Todos(as) os(as) autores(as) terão acesso gratuito ao 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo e ao 6º Domingo de Dados.

Caberá ao grupo de autores(as) decidir sobre quem viajará para São Paulo e encaminhar o nome da pessoa representante para a Abraji, por meio do email: [email protected]. Demais participantes que não puderem arcar com os custos da própria viagem para São Paulo têm a opção de participar de forma remota.

As passagens aéreas ou de ônibus (a depender da distância) serão emitidas em categoria econômica, apenas com direito à bagagem de mão. 

Uma vez confirmada a presença do(a) selecionado(a), a Abraji NÃO custeará multas por mudança de datas e horários.

Mais detalhes sobre a política de reembolso e de emissão de passagens e hospedagens pela Abraji serão informados diretamente às pessoas selecionadas.

Aos autores cujos trabalhos não foram selecionados, a coordenação do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo agradece pela participação e os incentiva a submeter novas propostas na próxima edição.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected].

 

Assinatura Abraji