- 10.08
- 2009
- 13:12
- -
Conferência Latino-americana de Jornalismo Investigativo será transmitida em tempo real
O Instituto Imprensa e Sociedade (IPYS) e a Transparência Internacional organizam pela primeira vez a Conferência Latino-americana de Jornalismo Investigativo. O evento acontecerá entre os dias 15 e 18 de agosto na cidade de Lima, no Peru.
A conferência aposta em uma novidade na transmissão: todo o encontro será fechado e os jornalistas que se registrarem vão poder assistir às apresentações pela internet, em tempo real, pelo site oficial do evento. Quando o limite de pessoas for atingido no site, os demais vão poder seguir o evento pelo Twitter, Facebook e pelo blog. O prazo de inscrição encerra-se em 13 de agosto.
Haverá mais de 50 palestrantes, de 19 países, que darão seminários e oficinas com temas sobre jornalismo investigativo. Entre eles, estarão diversos experientes jornalistas brasileiros, como Eduardo Faustini, Sylvio Costa, José Roberto de Toledo e a presidente da Abraji Angelina Nunes, todos palestrantes do 4° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.
Além dos jornalistas latino-americanos, participarão profissionais dos Estados Unidos e da Europa, como José María Irujo, do jornal espanhol El País, um dos principais investigadores do terrorismo internacional, autor de livros como “ETA, a derrota das armas” e “Espanha invadida pela Jihad”.
A conferência, que se realizará anualmente, tem entre seus objetivos apresentar as melhores experiências do jornalismo investigativo na América Latina, fomentar o intercâmbio de pontos de vista e de informações entre os jornalistas latino-americanos e seus pares dos EUA e Europa, além de promover a criação de uma rede regional de profissionais da comunicação dedicados ao jornalismo investigativo.
Durante o evento, ainda será entregue o “Premio a la Mejor Investigación Periodística de un caso de Corrupción en Latinoamérica y el Caribe”, que dará US$25 mil ao melhor trabalho de investigação de 2008 e US$ 5 mil ao segundo e terceiro lugar.
Para mais informações, contate [email protected] ou [email protected]