Comprova recebe Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa
  • 03.11
  • 2021
  • 17:50
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Comprova recebe Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa

Atualizado em: 18.nov.2021.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) anunciou as iniciativas que serão homenageadas com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021, em cerimônia a ser realizada no dia 1.dez.2021. O reconhecimento da importância do jornalismo e da cooperação entre veículos de comunicação e seus profissionais no combate à pandemia de covid-19 levou a organização a premiar o Projeto Comprova e o Consórcio de Veículos de Imprensa, formado por O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, Extra, UOL e G1.

Liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Comprova é uma coalizão de 33 organizações de mídia brasileiras que trabalham de forma colaborativa para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas sobre políticas públicas, processo eleitoral e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

Para Sérgio Lüdtke, editor do Comprova, o prêmio é um reconhecimento do valor do jornalismo colaborativo e prova de que um propósito comum está acima de qualquer concorrência. “É também uma homenagem ao trabalho de checagem e verificação realizado hoje por agências de fact-checking e núcleos de verificação criados em diversas redações brasileiras”, acrescentou o jornalista.

Lançado em 2018, o Projeto Comprova é apoiado por First Draft, organização criadora da metodologia que o projeto utiliza, de forma adaptada; Meta Journalism Project; Google News Initiative e WhatsApp.

Segundo o presidente da ANJ, Marcelo Rech, dividir o prêmio entre as iniciativas é uma forma de destacar para o país que as empresas jornalísticas e seus profissionais estão cumprindo com eficiência a missão de informar o público. “Num momento de tanta desinformação, o jornalismo ganha relevância como antídoto contra a manipulação dos fatos com objetivos autoritários e obscurantistas”, disse Rech.

Em nov.2020, o Comprova foi eleito a “Mídia Especializada do Ano”, na  46ª edição do Prêmio Aberje. 


Conheça o trabalho do Projeto Comprova

No ano de seu lançamento, o Comprova publicou a verificação de 146 conteúdos relacionados às eleições de 2018 que culminaram na vitória do então candidato à presidência Jair Bolsonaro (sem partido). Desse total, 92% se mostraram falsos, enganosos ou descontextualizados. Apenas 9 histórias eram verdadeiras. À época, jornalistas e pesquisadores já demonstravam preocupação acerca das possíveis interferências no processo eleitoral causadas pela grande circulação das chamadas “fake news”.

Em 2019, com o foco em políticas públicas do governo federal, o projeto agregou, assim como em 2018, 24 veículos. Em cinco meses de atuação, o Comprova produziu 77 reportagens que se transformaram em ao menos 520 artigos, devido às reproduções e repercussões dos conteúdos pelos veículos da coalizão no período.

No ano seguinte, o projeto deu início à sua terceira fase com 28 veículos de comunicação. Além das políticas públicas, o Comprova passou a investigar conteúdos relacionados à pandemia de covid-19 e, posteriormente, ao processo eleitoral de 2020. No início de 2021, o projeto concluiu a terceira fase com 283 conteúdos suspeitos investigados. Do total, somente 8 informações eram verdadeiras. Nessa fase, sete em cada dez histórias investigadas estavam relacionadas à pandemia, com destaque para os conteúdos sobre o suposto tratamento precoce e as vacinas.

Na quarta fase, iniciada em 1.jun.2021, cinco novas organizações aderiram ao projeto. Até a publicação desta matéria, haviam sido realizadas 180 verificações de conteúdos suspeitos de grande viralização sobre pandemia e políticas públicas. O número representa mais de 2,1 mil publicações feitas, considerando a soma das publicações dos parceiros do projeto.

No total, o Comprova já verificou 670 textos, imagens e áudios compartilhados nas mais diversas plataformas digitais desde 2018. Na fase atual, o projeto lançou um novo serviço de atendimento aos usuários via WhatsApp. Caso o usuário desconfie da veracidade de uma informação, poderá enviar o conteúdo suspeito para o número 11 97045-4984 como sugestão de verificação ao Comprova.

Desde 2018, 162 jornalistas colaboraram com o Comprova, sendo treinados para o monitoramento e investigação de conteúdos digitais.

Para acessar a página do projeto, clique aqui

 

Siga a Abraji nas redes sociais:
Twitter | Instagram | Facebook

Assinatura Abraji