Comprova oferece minicurso para ajudar cidadãos a identificar desinformação
  • 25.02
  • 2025
  • 09:24
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Comprova oferece minicurso para ajudar cidadãos a identificar desinformação

O Projeto Comprova, iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada pela Abraji, lançou um minicurso para identificar boatos nas redes sociais, desenvolvido em parceria com o MediaWise, do Instituto Poynter, dos Estados Unidos. Divididas em dez lições, as aulas foram conduzidas pelos jornalistas do Comprova Luisa Alcantara e Silva e Vinicius Zagoto.

O objetivo do curso é capacitar cidadãos para conhecer conteúdos falsos e enganosos nas redes sociais. O minicurso está disponível gratuitamente e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada em aprender sobre checagem de fatos. Clique aqui para conferir a página do curso.

A iniciativa reforça o compromisso do Comprova de promover a educação midiática e o combate à desinformação nas redes sociais. As aulas abordam diferentes aspectos da verificação de informações e do funcionamento da desinformação nas plataformas digitais. 

“O minicurso 'Aprenda a identificar boatos nas redes sociais' é uma ferramenta útil para todas as idades, tanto para os mais velhos, que não são nativos digitais, quanto para os mais jovens, que estão começando a usar as redes sociais. Aliás, a alfabetização midiática deveria ser pré-requisito para qualquer jovem poder usar um celular,” afirmou Sérgio Lüdtke, coordenador de cursos da Abraji e editor do Comprova.

As lições são divididas nos seguintes temas:

Lição 1 -  A desinformação é perigosa
Lição 2 - Desinformação: sinais de alerta 
Lição 3 - Três perguntas-chaves do fact-checking 
Lição 4 - Exercer a leitura integral
Lição 5 - Pratique a leitura lateral: Verifique as informações à medida em que as lê 
Lição 6 -  Obtenha os resultados de pesquisa que deseja 
Lição 7 - Como os algoritmos funcionam 
Lição 8 - Manipulação de imagem 
Lição 9 - Por que as pessoas espalham desinformação 
Lição 10 - Falando com amigos e familiares sobre informações falsas
 

Assinatura Abraji